Festival de Artes tem exposição e apresentações musicais

Obras de alunos do curso de pintura em tela fazem releitura de Tarsila do Amaral

A programação do Festival de Artes 2019 da Secretaria de Cultura de Valinhos abre novembro com exposição de artes e apresentações musicais. Nesta sexta-feira (1º), será realizada a abertura da Exposição de Artes dos alunos de pintura em tela e desenho das professoras Maria Helena Dias Paes de Lima e Cristiane Vilaça.

A exposição, que acontece no Espaço Multiuso Flávio de Carvalho, apresentará trabalhos de 22 alunos do curso de pintura em tela que fizeram uma releitura das obras da pintora brasileira Tarsila do Amaral. A mostra contará também com retratos produzidos por alunos do curso de desenho artístico e um retrato no estilo Mangá. A exposição permanecerá aberta à visitação pública até 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

A apresentação dos alunos do curso de violino do professor Rone Cesar Moreira, neste sábado (2), no Teatro Multiuso da Câmara, a partir das 20h, abre a fase audições e apresentações musicais dentro do festival.

Na segunda-feira (4), é a vez dos alunos de violão popular do professor Roberto Bianchin, também às 20h, no Teatro da Câmara. As apresentações dos cursos de música prosseguem até o dia 8 de novembro (confira programação abaixo), com violão popular, cavaquinho e acordeom, coral e técnica vocal.

O Festival de Artes 2019, aberto no dia 19 de outubro, irá somar até o encerramento, em dezembro, 40 eventos em 38 dias de intensas atividades, envolvendo mais de 2,6 mil alunos e 40 professores, dos 26 cursos das áreas de dança, música, teatro, artes e artesanato. A programação coroa os trabalhos realizados pelo Centro Cultural Vicente Musselli e Espaço Cultural Multiuso Flávio de Carvalho.

Para a realização de todos os eventos do festival, serão utilizados quatro locais, o Auditório Multiuso da Câmara, o Espaço Multiuso Flávio de Carvalho, o Ginásio Municipal de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva e o Salão do Clube Atlético Valinhense. Ao todo serão mais de 70 horas de eventos.

O Festival de Artes promovido pela Secretaria de Cultura é um dos maiores eventos culturais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e sua organização e realização movimentam a economia local, através de diversos prestadores de serviços, como costureiras, serviços de som e luz, entre outros.

O festival também é importante para o setor de turismo de eventos, pois atrai moradores da região e da própria cidade, que esticam a noite em bares e restaurantes. “O festival é o evento mais esperado por pais, alunos e professores, pois fecha com chave de ouro o trabalho de cada um dos cursos. E, pelos números que envolvem sua realização, também é importante para nossa cultura e economia”, disse o secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big.

Programação Oficial do Festival de Artes 2019​​​

NOVEMBRO​​​

De 1 de novembro a 6 ​​de dezembro - Espaço Multiuso Flávio de Carvalho ​

Exposição alunos de pintura em tela e desenho – Profs. Maria Helena Dias Paes de Lima e Cristiane Vilaça - De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h