Guarda Civil de Valinhos realiza curso de primeiros-socorros   

Treinamento permite reciclagem e aquisição de conhecimentos técnicos em diversas áreas

A Guarda Civil Municipa (GCM) de Valinhos promoveu curso de requalificação em Primeiros Socorros na segunda-feira (25), na sede da corporação. Realizado anualmente, o treinamento permite a reciclagem e aquisição de novos conhecimentos técnicos em diversas áreas, como meio ambiente, defesa pessoal, manuseio de armamento e outros. A utilidade da requalificação no cotidiano é diária. Nesta terça-feira (26), dois guardas civis aplicaram as técnicas ao atender uma vítima de acidente de motocicleta.

Na parte de primeiros-socorros, é a primeira turma, coordenada pelo comandante da corporação, Sidnei Aureliano. Durante a requalificação, a GCM revisa e transmite novos aprendizados também sobre legislações diversas, defesa civil, ações táticas, tiros de pistola e calibre 12 e abordagens policiais, entre outras. Segundo ele, o treinamento continua nesta sexta-feira (29) para outra turma.

O curso inclui análise primária para verificar sinais vitais, desmaios, epilepsias, engasgos em bebês, crianças, adultos, idosos, gestantes, parada respiratória, infartos, pressão arterial, hipotermia, reações anafiláticas, fraturas e hemorragia. “Aprendem toda ação comportamental necessária para proceder em casos de acidentes domésticos, de trânsito, incêndio, entre outros”, detalhou o comandante.

As técnicas aprendidas no treinamento foram utilizadas por uma equipe durante atendimento a um acidente. “Foi feito o atendimento a uma vítima de queda de moto, em que o condutor era um policial militar. Ele recebeu os primeiros-socorros e foi direcionado até os meios hospitalares para a continuidade dos procedimentos”, disse o comandante. O condutor foi medicado e passa bem.
 

28/22/2019