Guardas fazem treinamento sobre manejo de animais silvestres

Capacitação inclui aulas teóricas,  treinamento de resgate, contenção, manejo de mamíferos e répteis

Seis guardas municipais de Valinhos, da Guarda Municipal Ambiental, estão participando de um treinamento sobre manejo de animais silvestres na  Associação Mata Ciliar (AMC), em Jundiaí. São três dias de capacitação, às quartas-feiras, 14, 21 e 28 de novembro, que inclui aulas teóricas,  treinamento de resgate, contenção, manejo de mamíferos e répteis. A Prefeitura de Valinhos mantém um convênio com a Mata Ciliar para onde encaminha animais recolhidos, que são reinseridos na natureza. 

Segundo o secretário de Segurança Pública de Valinhos, Carlos Roberto Prestes, os agentes estão sendo treinados, capacitados e atualizados para o manejo desses animais. Ele lembrou que toda a região tem fragmentos de mata atlântica por onde circulam várias espécies da fauna silvestre. A Guarda Ambiental recolhe animais que oferecem perigo à população. Os animais feridos recebem tratamento na Mata Ciliar antes de serem reinseridos na natureza. 

A Guarda Ambiental não recolhe animais que não sejam perigosos. Em situações nas quais não há risco, a população pode contribuir. Os moradores podem resgatar o animal, registrar a ocorrência na Guarda e encaminhar à Associação Mata Ciliar. "Não temos em Valinhos áreas adequadas para abrigar animais silvestres nem veterinários especializados nesse tipo de fauna, por isso a contribuição dos moradores é muito importante", disse Prestes. 

O secretário afirmou que o curso qualifica ainda mais os agentes para cuidar e trabalhar pela proteção ambiental em Valinhos. "É importante estarmos sempre atualizando o conhecimento para que possamos ampliar cada vez mais as ações de sustentabilidade", afirmou. Segundo o superintendente da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Israel Andreoli, a Guarda Ambiental tem atuação relevante para a preservação ambiental do município. "São agentes capacitados para cuidar do meio ambiente", disse. 

Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar (AMC) nasceu em 1987 para atuar pela conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo. Em 1997, iniciou os trabalhos com a fauna através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e do Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos).

Nesses programas, incorpora a educação ambiental como principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável. Entre as ações, recebe animais silvestres resgatados para posterior reabilitação e soltura no local de origem, realiza  treinamento de resgate, contenção e manejo de fauna.

A  Associação Mata Ciliar organiza visitas monitoradas aos sábados, às 15h, para grupos de até 15 pessoas. É necessário o agendamento prévio com pelo menos duas semanas de antecedência. Caso esteja chovendo no dia, a visita é reagendada. Não é cobrado ingresso, mas a Associação pede doação de itens que são utilizados na manutenção do local. Informações pelo telefone (11) 4815-5777 ou pelo e-mail: visita@mataciliar.org.br.

Veja vídeo:

https://youtu.be/K7Qzj9M3YOk

 

28/11/2018