Inauguração do Parque dos Girassóis adiada para 1º de junho

Toda a extensão do parque recebeu 1,6 mil mudas de árvores, girassóis e outras plantas

A inauguração do Parque dos Girassóis, prevista para acontecer neste sábado (25), foi adiada para 1º de junho, às 10h, devido ao mau tempo. O local abriga pista de caminhada de 1,8 quilômetro de extensão margeando a Avenida 2, na região do bairro São Marcos. Toda a extensão do parque recebeu 1,6 mil mudas de árvores, girassóis e outras plantas. São 300 ipês plantados um a cada seis metros ao longo do parque. 

A pista tem início no pontilhão da via férrea e o final é próximo ao Residencial Vila do Sol. A iluminação em toda a extensão do parque foi trocada. Toda a área está gramado e a pista de skate do local, que estava deteriorada, foi totalmente reformada. O parque recebeu também uma nova academia ao ar para estimular a prática de atividades físicas. São dez equipamentos que contemplam todos os grupos musculares, para todas as idades. 

Um novo ponto de ônibus foi instalado no parque e uma nova sinalização de solo foi feita no local. A área de lazer tem um circuito de pedal para quem gosta de praticar ciclismo ou quer utilizar o parque como modal de mobilidade urbana. O prefeito Orestes Previtale comentou que Valinhos está dando um salto de qualidade no que se refere a área de lazer. 

"Estamos inaugurando dois importantes parques municipais nestas semanas. O Parque dos Lagos é uma área de grande riqueza ambiental e o Parque dos Girassóis vai dar um novo destino a uma área, no São Marcos, que estava abandonada e precisando ser recuperada. Compromisso com a qualidade de vida do morador de Valinhos e austeridade no uso dos recursos públicos", disse Orestes. 

A transformação da área em parque público vai proteger o local e oferecer um novo espaço de lazer e a prática de atividades físicas para os moradores da região e de toda a cidade. Para a realização das obras da pista de caminhada, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) recuperou a rede de galerias do emissário de esgotos que passa no local.
 
Festividades em Valinhos
No dia da inauguração do Parque dos Girassóis, haverá uma programação especial em comemoração aos 123 anos de Valinhos. A Comissão Especial criada para cuidar da programação definiu que a festa de encerramento irá acontecer nos dias 1º e 2 de junho nas dependências do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa.
 
Confira a programação completa:
Sábado 1º de junho - Jardim São Marcos
10h - Inauguração do Parque dos Girassóis

Sábado 1º de junho - CACC
13h - Início das atividades com Tarde Kids, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e barbeiro com o Instituto Embeleze, Saúde dos Olhos com a Ótica Diniz
14h - Apresentação dos alunos da Tecla Som
19h - Apresentação da Academia Shaolin
20h – Show da Família Lima
 
Domingo 2 de junho
11h - Missa Italiana com apresentação do Coral Vola Vola
12h - Apresentação de Dança Italiana com alunos da Academia Viva Arte
12h30 - Apresentação da Orquestra de Violas
13h - Tarde Kids
15h - Apresentação Grupo de Chorinho do Centro Cultural Vicente Musselli

 

24/05/2019