Índice de isolamento aumenta no final de semana e chega a 59%

O índice de isolamento social em Valinhos voltou a subir no final de semana prolongado e atingiu 59% neste domingo (3). O patamar é o mais alto já registrado na cidade desde março, igualando outras quatro datas com o mesmo nível: 29 de março, 5, 12 e 19 de abril (todos domingos).

Na sexta-feira (1), feriado do Dia do Trabalho, o índice tinha ficado em 56%. No sábado (2), foi de 53%. Na quinta-feira anterior ao feriado (dia 30/4), o registro tinha sido o mais baixo desde 21 de março, antes do início da quarentena: 46%.

A taxa ideal, segundo o Governo do Estado, é de 70%. A média registrada em Valinhos gira em torno de 54%.

De acordo com os números apresentados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a adesão dos valinhenses é maior aos fins de semana.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

 

04/05/2020