Juramento à Bandeira reúne 983 jovens no Ginásio Municipal

Certificado de Dispensa de Incorporação foi entregue aos jovens durante cerimônia

A cerimônia de Juramento à Bandeira promovida pela 165ª Junta de Serviço Militar de Valinhos, nesta sexta-feira (6), contou com a presença de 983 jovens valinhenses, que receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Autoridades e familiares participaram da solenidade no Ginásio Municipal de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva.

Durante a cerimônia, o CDI foi entregue simbolicamente a alguns jovens pelas autoridades presentes. Em discurso, o prefeito Orestes Previtale, presidente da Junta Militar, lembrou da importância da solenidade na vida dos jovens. “Não é uma mera cerimônia. Significa que vocês (jovens) alcançaram a plenitude da cidadania”, afirmou.

O recebimento do CDI garante que o jovem está apto, em sua vida social, para entrar no mercado de trabalho, frequentar universidade, tirar passaporte e outros. O chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, o primeiro-tenente Vanderlei Soares, reforçou o comprometimento com a Pátria e a importância do civismo. “É preciso ter respeito com o emprego dos recursos financeiros. É preciso lembrar da importância da família”, completou.

“Eu estou achando tudo muito lindo. Nunca tinha visto essa cerimônia”, disse Oberlani Lopes Brito Paula, mãe do jovem Matheus Vinicius, de 18 anos, que recebeu o CDI. Para ela, é importante acompanhar o filho em mais essa etapa de sua vida. Com 17 anos, o estudante Daniel Samuel Dias Monteiro Valini se disse recompensado por ficar em dia com serviço militar. “Quero cumprir o meu dever”, resumiu.

Apesar de dispensa, a obrigação militar continua até os rapazes completarem 45 anos (Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar). O evento contou com a presença da Guarda-Bandeiras da Guarda Civil Municipa (GCMl) de Valinhos, que recebeu um diploma de colaborador.

Também estiveram presentes à cerimônia a primeira-dama, Renata Previtale, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, a vice-prefeita, Laís Helena, a presidente do Legislativo, vereadora Dalva Berto, a delegada de Polícia Civil Ruth Daniel de Souza, o capitão e antigo delegado da 4ª Delegacia do Serviço Militar, Carlos Alberto Tibaldi, secretários e vereadores.

06/09/2019