Kit alimentação será distribuído pela Educação a partir do dia 20

A Secretaria de Licitações da Prefeitura finalizou o processo para aquisição de novos kits de alimentação, higiene e limpeza solicitados pela Secretaria de Educação e que serão distribuídos para os 12,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o professor Zeno Ruedell, secretário de Educação, a previsão é que o novo lote chegue à cidade no começo da próxima semana e a distribuição para as famílias está prevista para acontecer a partir do dia 20 de junho.

Desde que as aulas foram suspensas, no mês de março, esta será a segunda vez que a Administração Municipal, preocupada em garantir a segurança alimentar mínima para as famílias dos alunos da rede durante a pandemia, realiza a distribuição de kits alimentação e de kits de higiene em limpeza.

Em abril a Secretaria de Educação realizou, em etapas, a distribuição do primeiro lote para todas as famílias valinhenses com filhos matriculados na Rede Municipal. “Sabemos que em tempos normais as condições de alimentação de muitas crianças são garantidas pela merenda escolar. Em tempos de pandemia e quarentena, é nossa obrigação garantirmos que esses alimentos cheguem até eles”, disse o professor Zeno.

Segundo ele, a distribuição será realizada nas próprias escolas, seguindo o mesmo modelo utilizado em abril. O cronograma de distribuição, com data e horário em cada unidade escolar, será divulgado na próxima semana.

A distribuição seguirá, obrigatoriamente,  as medidas de segurança para evitar aglomeração e proliferação do coronavírus. Para isso, as equipes de servidores das escolas, sob a liderança dos seus diretores, irão montar esquemas em seus respectivos dias de distribuição. Todos eles de máscaras, com marcação no solo para o distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

A distribuição será feita em 61 unidades escolares, sendo 47 da Rede Municipal de Ensino, incluindo CEMEIs (creches), EMEBs (Infantil e Fundamental) e Educação de Jovens e Adultos (EJA); dez creches contratadas e quatro unidades conveniadas com a Prefeitura.

A distribuição dos kits é a maior ação assistencial já realizada pela Prefeitura na história do município. Cada kit inclui 22 itens. O kit de alimentação é composto por um pacote de arroz de cinco quilos, óleo de soja, um pacote de feijão carioquinha, um pacote de açúcar, macarrão spaguetti, extrato de tomate, tempero, leite em pó, uma lata de sardinha, um achocolatado, um pacote de fubá, farinha de mandioca, sal refinado, café, farinha de trigo e uma lata de seleta de legumes.

Já no kit limpeza e higiene cada família vai receber um pacote de sabão em pó, detergente líquido, sabonete, papel higiênico, creme dental e sabão em pedra.

10/06/2020