Lançamento do curso sobre segurança no trânsito da Prefeitura de Valinhos é selecionado para Circuito Urbano 2019, do ONU-Habitat

Parceria inédita do setor público com Drive For Life será lançada no dia 31 de outubro

A Prefeitura de Valinhos, em parceria inédita do setor público com a startup Drive For Life, lança em outubro um curso online de segurança no trânsito. O lançamento está previsto para ocorrer no evento “Diálogos Para o Futuro”, no dia 31 de outubro,  das 14h às 17h, na Sala Ivan Fleury, no Paço Municipal. O evento contará com a palestra “Educação de Trânsito - Informação Gratuita, de Qualidade - A Inovação Como Ferramenta Para a Construção da Cidade - Drive For Live”.

A proposta do prefeito Orestes Previtale Júnior é aproveitar o Evento do Circuito Urbano 2019, grande mobilização mundial idealizada e que recebe o apoio institucional do Programa das Nações Unidas Para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), em comemoração ao mês das Cidades (outubro), para criar um ambiente de inspiração e inovação, implementando ações de impacto social em parceria com startups.

A proposta faz parte do pacote de ações da série Diálogos Valinhos, iniciado em 2018, no qual a Prefeitura se propõe a discutir temas importantes sobre a cidade com seus moradores de forma aberta e democrática.

Trata-se da segunda edição do Circuito Urbano no Brasil. A iniciativa de apoio da ONU, através Escritório Regional para América Latina e o Caribe, Brasil e Cone Sul, busca motivar a inovação para o bem comum nas cidades. A ação segue a mais avançada tendência mundial para redução de acidentes no trânsito, englobando tecnologia, inovação, qualidade e educação de trânsito.

Valinhos, reconhecida esta semana como a oitava cidade mais conectada do Estado e parabenizada mensalmente pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito porque vem sistematicamente reduzindo o número de mortes no trânsito, dá mais um passo avançado em direção ao futuro que toda a população quer, com educação, conscientização e zero violência no trânsito. 

"É uma iniciativa inédita e muito importante para que possamos mobilizar as pessos sobre a importância de um trânsito seguro. O desenvolvimento passa pela educação e pela inovação. Desenvolvimento urbano é qualidade de vida para todos", disse o prefeito. Ele acrescentou que o curso é uma ação de respeito à vida, com a tecnologia a serviço da comunidade para formar  cidadãos conscientes e criar uma cidade ainda mais inclusiva. 

Curso

O curso Drive For Life, de ensino a distância (EAD), fornece informações científicas de grande relevância para quem dirige na cidade e nas estradas. Pela primeira vez no Brasil e no mundo, o curso será fornecido à população gratuitamente através de parceria com a Prefeitura. A iniciativa partiu da Secretaria de Mobilidade Urbana e não terá custo para a Administração Municipal. 

O projeto disponibliza busca informar e conscientizar motoristas da cidade, tendo a inovação como aliada. “Nossa meta é reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio do conhecimento e da conscientização, oferecendo um curso 100% online”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Valinhos, Mauro Haddad Andrino. 

O número de vagas que serão disponibilizadas em Valinhos ainda serão definidas, assim como o perfil dos participantes. Após se cadastrarem, os interessados vão receber uma senha para acessar a plataforma de ensino a distância do Drive For Life. São dez aulas, cada uma com uma temática, que somam cerca de 20 horas de curso.

Lançamento

O evento de lançamento contará com a palestra de Detlef Altwig, um dos criadores e gestor da startup Drive for Life. Ao oferecer licenças do único curso 100% online homologado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a startup disponibiliza ferramentas para formar multiplicadores, inclusive nas escolas, repercutindo o conhecimento aos pais de alunos. 

Educadores, servidores e moradores poderão ter acesso a um curso de direção defensiva elaborado pela maior empresa de treinamentos da América Latina, a TSO Brasil, que conta com apoio de grandes marcas, como Instituto Renault e Michelin. Projeto de lei federal em discussão no Congresso torna educação no trânsito disciplina obrigatória nas escolas. "Valinhos sai à frente nesse quesito", disse Andrino. 

“Unir grandes marcas a projetos de impacto social é tendência que consta na nova Política Nacional de IOT (Internet das Coisas). O poder público, ao acolher iniciativas como essa, abre as portas para o futuro, permitindo que os cidadãos tenham acesso às novas tecnologias disruptivas”, disse o prefeito.

A contrapartida da Prefeitura de Valinhos nessa parceria é o compromisso colher e apresentar, após um ano, os indicadores de resultados do curso no Município. “O Laboratório de Experiência e Segurança no Trânsito é um espaço para atrair inovações para a cidade, incluindo nessa esteira sistemas de telemetria”, afirmou o idealizador do projeto, Cacá Clauset.

 

20/09/2019