Mais de mil atletas devem participar da Prova Pedestre de Valinhos

A 29ª Prova Pedestre Cidade de Valinhos "Atleta Alberto Evangelista", que será realizada neste domingo, dia 13, pela Prefeitura, deve registrar recorde de participação em comparação aos últimos seis anos. Segundo informações da Secretaria de Esportes e Lazer, até nesta quinta-feira, dia 8, estavam confirmados mais de mil inscritos, sendo 270 para prova principal, 700 para a prova estudantil e a expectativa para Caminhada da Integração é de 300 participantes. A tradicional prova esportiva integra a programação de aniversário dos 115 anos do município, comemorado no último dia 28 de maio.
Os interessados em participar ainda têm tempo para se inscrever. O prazo de inscrição na loja Pró-Sport, que fica na Avenida dos Esportes, 249, foi prorrogado para até esta sexta-feira, dia 11. A data estabelecida anteriormente era até esta quarta-feira, dia 9, quando as inscrições também foram feitas pelos sites www.corpuseventos.com.br e www.ativo.com. A taxa para a prova principal é de R$ 35 e cada participante receberá um kit contendo uma camiseta Dry Fit, uma fruta, garrafinha de suco X-Tapa e uma medalha de participação. A largada e a chegada serão no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) “Ayrton Senna da Silva”. A largada da prova principal ocorrerá às 8h30 e a da prova estudantil e da Caminhada Integração, a partir das 9 horas. (Veja matéria abaixo).

Categorias e premiação
A prova principal será disputada nas categorias feminino e masculino. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. Já os três primeiros atletas das categorias por faixa etária (masculino e feminino) ganharão medalhões personalizados. A premiação em dinheiro se dará aos três primeiros colocados, categorias masculino e feminino, da classificação geral e de Valinhos, sendo R$ 150 para o 1º colocado, R$ 100 para o 2º colocado e R$ 75 para o 3º colocado. Todos os inscritos poderão ainda concorrer ao sorteio de mais de 100 brindes, entre eles, quatro bicicletas e pares de tênis.

Percurso
O percurso terá duas voltas, em um total de 6,5 quilômetros. Na primeira volta, os participantes largarão da Avenida Dr. Altino Gouveia, próximo ao portão 1 do CLT, no sentido bairro/Centro, em direção à rotatória da Fonte Sonia, retornando à pista contrária da mesma avenida. Depois seguirão até a rua entre os lagos, entrando à esquerda na Rua Vereador Walter Obme Woelzke, e depois na Rua Vitória Régia, Na seqüência entrarão à esquerda na Rua Antonio Tassi, retornando à Avenida Dr. Altino Gouveia, quando já na segunda volta, acessarão a Rua Lino Buzato, retornando pela Rua Francisco de Castro Júnior. Depois seguirão até a rotatória da Fonte Sônia, repetindo o mesmo trajeto até a chegada nas proximidades do portão 1 do CLT.
Agentes de trânsito e guardas municipais estarão nos bloqueios das vias para orientar os pedestres e os motoristas quantos aos desvios.

Homenagem
O atleta Alberto Evangelista, que pelo quinto ano consecutivo dá seu nome à competição, morreu no dia 21 de maio de 2005, aos 79 anos, um dia antes da 24ª Prova Pedestre, em 2005. O prefeito Marcos José da Silva, sabendo da trajetória de Alberto como corredor de rua, decidiu homenagear o desportista, que começou a se dedicar ao esporte no final dos anos 70. Casado com Santa Corrêa Evangelista, Alberto começou a competir aos 44 anos de idade, e participou de várias corridas e maratonas pelo Estado de São Paulo e outras regiões do país, colecionando diversas medalhas e troféus. Em 1991, ele disputou a famosa Maratona de Nova Iorque. Sua carreira foi interrompida em 2001, por problemas de saúde.

Estudantil e Caminhada terão largadas depois da prova principal

Ao contrário dos anos anteriores, as largadas da Prova Estudantil e da Caminhada da Integração ocorrerão após a saída dos atletas da prova principal da 29ª Prova Pedestre Cidade de Valinhos “Atleta Alberto Evangelista”. A Estudantil será às 9h15 na Avenida Dr. Altino Gouveia, com saída e chegada no portão principal do CLT, com percurso que varia de 800 metros a 1,5 quilômetro, dependendo da idade. Todos os participantes, obrigatoriamente estudantes valinhenses, que cruzarem a linha de chegada ganharão medalhas e poderão participar do sorteio de brindes. Haverá também troféu para o primeiro colocado em cada categoria e para a unidade escolar campeã.
Já a Caminhada Integração ocorrerá no espaço interno do CLT, com largada às 8h45. Promovida pelo Lions Club em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, o evento será em prol do Grupo Rosa e Amor que presta assistência e orientações para pacientes com câncer de mama e atualmente constrói uma sede nova. A expectativa é que participem cerca de 300 pessoas que, ao comprarem a camiseta da caminhada, vão contribuir com a instituição.
A camiseta custa R$ 10 e poderá ser adquirida no CLT a partir das 8 horas. Também até esta sexta-feira, dia 11, ela será vendida na sede do Grupo Rosa e Amor, localizada na rua Antonio José Butignol, 245, no Centro, e na Secretaria de Esportes, Rua Ataliba Nogueira, 67, ao lado do Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: 9138-1516, 3869-2100 e 3829-5030.