Médicos tiram dúvidas sobre o coronavírus pelo telefone 150

Canal e telefone 3871-1110 estão à disposição para esclarecer moradores em relação à pandemia de Covid-19

O canal 150 e o telefone 3871-1110 da Prefeitura de Valinhos estão à disposição da população para esclarecer dúvidas em relação ao coronavírus. Em funcionamento há duas semanas, o serviço oferece informações diversas e está disponível das 8h às 17h. Médicos da rede municipal da Saúde estão do outro lado da linha, de segunda a sexta-feira, para dar todas as orientações necessárias.

Os canais foram criados especialmente pela Secretaria da Saúde nesta situação de emergência e, além de tirar dúvidas e dar orientações, atendem solicitações e recebem sugestões sobre a pandemia do Covid-19. O 150 recebe ligações de telefones fixos, já a linha 3871-1110 atende também chamadas de celular.

Os profissionais de saúde foram treinados para esse atendimento. “Eu e vários outros colegas, em sistema de revezamento, estamos aqui no Paço Municipal para atender, via telefone, quem precisar de informações sobre o Covid-19”, disse a médica pediatra da rede municipal Rafaela de França Roccon.

Muitas das pessoas que ligam estão angustiadas com toda esta situação e, além das orientações sobre a rede de atendimentos, vacinação, sintomas e cuidados de higiene para a prevenção da doença, oferecemos um serviço diferenciado e humanizado. tranquilizando as pessoas”, acrescentou a médica.

O também médico da rede, endocrinologista Marcos Vinícius Rodrigues de Souza, destacou que o atendimento por telefone contribui para levar informações corretas e oficiais sobre a pandemia, além de otimizar o atendimento na rede pública de saúde.

O médico explica a quem procura os canais que este é um momento que exige distanciamento social e o máximo de isolamento possível entre as pessoas.

Deixamos claro quais são os sintomas da doença e em quais casos as pessoas com suspeita de ter contraído o vírus devem procurar atendimento médico nos hospitais para não sobrecarregar o sistema. Esse serviço oferecido pela Prefeitura de certa forma ajuda a desafogar o atendimento presencial no sistema de saúde”, afirmou o médico.

 

15/04/2020