Natal: Gincana do Fundo arrecada 3 toneladas de alimentos e 1.600 brinquedos

Mais que o troféu e o prêmio, a vitória para os alunos das escolas campeãs da 6ª Gincana da Solidariedade, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, teve um significado ainda maior, o exercício da cidadania. Oitenta alunos das EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) Dom Bosco (Jardim São Marcos), que conquistou pelo segundo ano consecutivo o 1º lugar, e Dona Estephania de Carvalho Vieira Braga (Jardim Pinheiros), a escola vice-campeã, participaram nesta terça-feira, dia 30 de novembro, da cerimônia de premiação representando os demais alunos. A Gincana, que arrecadou quase três toneladas de alimentos e cerca de 1.600 brinquedos, fez parte das atividades da 6ª Campanha de Natal “Seja Papai Noel para quem não tem nenhum”. A entrega dos troféus foi realizada pelo vice-prefeito, eng. Moysés Antonio Moysés, que representou o prefeito Marcos José da Silva, e pela presidente do Fundo Social, Terezinha Moysés. Além dos troféus, assim como nas cinco edições passadas da Gincana, os alunos
foram contemplados pelo Fundo com um passeio ao Camping Macuco no próximo dia 9.
Os donativos arrecadados pelos alunos durante a Gincana e pela comunidade em geral na campanha realizada de 26 de outubro até esta sexta-feira, dia 3, serão distribuídos na festa Natal Feliz às famílias cadastradas pelo Fundo, no dia 19 deste mês, no Ginásio Municipal de Esportes “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”. O ginásio é especialmente decorado e fica lotado de pessoas. As crianças se divertem com a presença do Papai Noel e podem escolher os brinquedos que querem levar para a casa. A expectativa é beneficiar cerca de 800 famílias com kits de alimentos e 2.500 crianças com os presentes.
“A nossa administração sabe que sem esta campanha do Fundo Social, realizada desde 2005, e principalmente sem a ajuda de vocês alunos, professores e da comunidade, este trabalho não seria possível e muitas pessoas não poderiam ter os alimentos e brinquedos, amor e esperança nesta época tão especial do ano”, disse eng. Moysés. Ele também falou sobre a importância do projeto de responsabilidade social do órgão. “Temos que destacar que o trabalho do Fundo vai muito além. A nossa administração está preocupada não só em atender as pessoas em suas necessidades emergenciais. Estamos também preocupados com o futuro delas e o Fundo Social é um importante parceiro com o seu projeto de capacitação profissional e geração de renda e emprego que já beneficiou cerca de 4.500 pessoas com mais de 70 cursos gratuitos em diversas áreas nestes quase seis anos”.
A presidente do Fundo agradeceu o empenho dos alunos que sempre são importantes colaboradores da campanha. “Parabéns para as escolas vencedoras. Mas, independentemente da premiação, todas podem se considerar vitoriosas. Vocês e seus pais, os professores e diretores deram mais uma vez um bonito exemplo de solidariedade e cidadania. Convido a todos para verem de perto a alegria das pessoas que serão beneficiadas na Festa Natal Feliz”, falou. Terezinha ressaltou que a Campanha de Natal conquistou a confiança da comunidade e a parceria de escolas, empresas e entidades. “Temos a certeza de que a sementinha plantada lá atrás, em 2005 quando a campanha foi criada, deu muitos frutos”, salientou.

Comemoração em dose dupla
“Gostei muito do troféu e do passeio que farei ao Camping, mas também de ajudar. Acho bom poder dividir com outras crianças os brinquedos que tenho”, disse Mayara Caroline de Souza, 9 anos, e aluna do 4º ano da escola vencedora, a EMEB Dom Bosco. Isabela Pereira Silva, 9 anos, também do 4º ano, é da mesma opinião. “Eu tinha bastante brinquedo que não usava mais e ficava guardado. Doei tudo. Aprendi que com isso sou solidária”.
A diretora da EMEB Dom Bosco, Sueny de Oliveira, contou que houve a participação de todos os alunos, dos 2º aos 5º anos, e que foram contemplados com o passeio no Camping os 40 que mais contribuíram com doações. “O passeio oferecido pelo Fundo seria para 80 crianças, mas decidimos por ser solidários com a vice-campeã, a EMEB Dona Estephania de Carvalho Vieira Braga, que sempre é muito participativa na gincana e já foi anteriormente campeã por duas vezes seguidas na categoria infantil. Então oferecemos as 40 vagas para os alunos que mais arrecadaram também por esta escola”, explicou.