NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Valinhos divulgou nesta sexta-feira (6) um comunicado aos servidores municipais para informar que as contratações dos novos planos de saúde devem ser feitas com data a partir de 6 de outubro, um dia depois do encerramento do atual contrato de cada servidor com a Unimed.

O contrato dos planos dos servidores com a Unimed se encerram no dia 5 de outubro próximo. A empresa não teve interesse em continuar oferecendo os serviços e não participou do processo de chamamento para a validação de um novo plano.

Mais que isso, a Unimed tenta na Justiça, desde 2018, encerrar o atendimento ao servidor de Valinhos sob a justificativa de que tem prejuízos com o contrato.

O documento foi enviado aos servidores por e-mail e WhatsApp. Além disso, foram distribuídas cópias impressas e cartazes para serem afixados nas diversas secretarias do Município.

“Para os tratamentos em curso e que exijam regularidade de procedimentos diários ou semanais, ou ainda, como em casos de internações em curso, recomendamos que tratativas sejam feitas no ato da adesão do novo plano”, diz o comunicado, assinado pelo Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Assunto Internos.

O comunicado ressalta ainda que haverá portabilidade na migração dos planos e nenhum servidor terá prazo de carência para uso de seu novo plano, desde que cumpra os prazos estabelecidos.

Beneficência Portuguesa e Samaritano Saúde já estão autorizados a comercializar os planos com os servidores. “Novos planos poderão ser contratados com a observação de que a Unimed cobrará os valores proporcionais referentes aos dias entre 1 e 5 de outubro”, diz o comunicado.

“Tão logo faça a adesão a qualquer plano, dentre os autorizados por lei,  por favor, dirijam-se imediatamente ao responsável pelo RH de sua secretaria ou ainda ao Departamento de Gestão de Pessoas (Paço Municipal) para fazer a entrega do termo de adesão/contrato, com detalhes de datas e dependentes, necessário para o pagamento do auxílio-saúde correspondente”, afirma o documento.

Entre os dias 9 e 13 de setembro, na próxima semana, representantes das empresas Beneficência Portuguesa e Samaritano Saúde estarão apresentando aos servidores da Prefeitura as condições de adesão aos planos propostos. A informação foi repassada no começo da semana aos servidores em outro comunicado.