Nota de Esclarecimento

O serviço de atendimento à saúde de Valinhos foi alvo de acusações em postagens nas redes sociais, com a reprodução de vídeo em que paciente solicita ambulância para ser levado da Unidade Básica de Saúde (UBS) até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em função disso, a Prefeitura esclarece:

O atendimento feito pelas ambulâncias em Valinhos obedece um protocolo de Saúde usado em todo o País. A ambulância é um veículo utilizado para casos de urgência e emergência. A ambulância pode representar a sobrevivência de alguém que está em risco de morte. O bom uso da ambulância pode garantir a vida do paciente. Há critérios para atendimento. Se a ambulância for usada para transportar moradores entre unidades de saúde, pode deixar de atender um paciente grave, que pode morrer pela falta de ambulância. Justamente por isso existe o protocolo de atendimento. As atendentes do 192 são altamente capacitadas e treinadas para verificar a urgência dos casos e o tipo de ambulância a ser enviada.

A Prefeitura conta com farmácia em diferentes unidades de saúde para facilitar o acesso dos moradores. No caso de ausência dos responsáveis pela farmácia em uma das unidades, é feito rodízio para que todas as farmácias atendam em dias determinados na semana. A Farmácia Central está aberta todos os dias de segunda a sexta-feira para atender todos os pacientes que precisam.  
 

11/12/2019