Nova UBS da Vila Itália é entregue para os moradores

Unidade começa a atender a população do Santo Antônio e região central na terça-feira

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Itália foi entregue nesta sexta-feira (31) à população e vai iniciar na próxima terça-feira o atendimento aos pacientes do Santo Antônio e da região central. O prédio moderno tem 300 metros de área construída, seis consultórios e outras oito salas para atendimentos diversos.

"Estamos entregando hoje um posto de saúde moderno e com qualidade de atendimento para a população. Mais um compromisso que nossa gestão assumiu e que está cumprindo para cuidar cada vez melhor dos moradores", disse o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale.

O prefeito lembrou que a UBS do Santo Antônio era para ser um prédio provisório, que acabou se tornando permanente. "Não tinha condições sanitárias de atender os moradores. Ainda estamos sofrendo críticas pelo fechamento da unidade, que foi necessário. Mas hoje estamos aqui apresentando uma solução definitiva, resultado do nosso compromisso e do nosso trabalho", afirmou.

O prefeito lembrou que vários investimentos estão acontecendo em saúde na cidade, como as reformas já entregues das UBSs da Reforma Agrária e do São Bento do Recreio, a nova UBS da Vila Itália entregue nesta sexta, a do Frutal, que será entregue este mês, a Farmácia central, que será entregue em outubro, e a construção da UBS da Morada do Sol, que está na programação da Prefeitura. "Estamos tocando várias obras, projetos que foram abandonados e que estamos retomando e entregando para os moradores", disse.

Além disso, acrescentou Orestes, a cidade recebeu seis novas ambulâncias, a Prefeitura está instalando aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades de saúde municipais e está informatizando todos os procedimentos na UBS do Jardim São Marcos, projeto-piloto que será estendido às demais unidades de Valinhos, para melhorar ainda mais o atendimento.

A coordenadora da UBS da Vila Itália, Amanda de Medeiros Batista dos Santos, aprovou o novo prédio e as instalações. "Ficou bem amplo. A população merece e a equipe precisa de um bom espaço para trabalhar. Amanda lembrou que a UBS do Santo Antônio funcionou por 13 anos em um prédio temporário. "Aqui estamos trabalhando em um prédio construído para ser uma unidade de saúde, o ganho é muito grande", alegou.

 

Conforto

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marineide Custódio Florêncio Barbisan, apontou que a nova UBS da Vila Itália supre as necessidades dos moradores da região. "Ficou maravilhosa. Não temos do que reclamar. As instalações são ótimas. Temos de agradecer ao prefeito pelo conforto, pela gestão pensando na saúde da população", afirmou. Segundo ela, a nova unidade foi prometida há muito tempo e está sendo concretizada agora. "Parabéns à gestão."

Marideide destacou que a nova UBS do Frutal vai qualificar ainda mais o atendimento. "O prefeito está fazendo muita coisa boa na saúde. Temos de deixar a política à parte e vamos ver que o prefeito está trabalhando pensando no bem-estar da população. Temos de olhar com o coração, olhar com detalhamento o que está sendo feito", disse.

O secretário da Saúde, Nilton Tordin, explicou que a UBS foi muito bem dimensionada para atender os usuários com qualidade. Ele esclareceu que um novo concurso será aberto para contratar mais médicos para a rede municipal de saúde. "Estamos dando um passo adiante."

Humanização

Para a vice-prefeita Laís Helena, a UBS Vila Itália vai humanizar o atendimento aos pacientes. "A área da saúde é prioridade do prefeito. Nosso compromisso é com a população", afirmou.

A moradora Zélia Aparecida de Camargo Rodrigues, moradora do Santo Antônio, foi conhecer a nova UBS da Vila Itália e fez elogios. "Estávamos precisando muito. Está maravilhoso, nota mil. Muito bem localizado. Representa uma melhoria grande para a saúde de Valinhos. Vemos que outras cidades e estados estão enfrentando problemas e Valinhos está investindo em saúde", disse.

"Saúde é o que a população mais precisa", alegou o morador Celso Augusto Falsarella, que também será atendido na nova unidade. "O prédio ficou bonito e esperamos agora que atendimento fique ainda melhor."

Veja vídeo:

https://youtu.be/izlz1IjZDlc

31/08/2018