Novo aparelho de Raio X começa a operar na Upinha

A Prefeitura de Valinhos adquiriu e instalou um aparelho de Raio X na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos, carinhosamente apelidada de Upinha. O equipamento começou a operar na última sexta-feira (18) e agilizará o atendimento pediátrico na unidade, tornando possível a realização do exame, que anteriormente ocorria somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), agora no próprio local.

A aquisição foi viabilizada por meio de uma doação de verba realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com a supervisora de radiologia do Centro de Especialidades e da UPA Pediátrica, Silvana Marquezi, o aparelho é totalmente automatizado e digital, captando a imagem do Raio X e enviando-a instantaneamente para o computador, o que agiliza o atendimento. “É um equipamento de alta resolução, fornecendo um serviço de grande qualidade para a população”, afirma ela.

Silvana também explica que, antes da instalação do novo equipamento, as crianças atendidas na Upinha precisavam ser deslocadas até a UPA para que o exame de Raio X fosse realizado. Para isso, era necessário viabilizar uma ambulância para transportar a criança e o responsável até o local do exame e depois leva-los de volta a Upinha, para dar continuidade ao atendimento com o pediatra. “A nova aquisição foi muito importante para facilitar os atendimentos e também para otimizar o tempo que era gasto nesse processo”, conclui a supervisora.

O aparelho de Raio X permitirá uma ampliação na quantidade de exames realizados, a expectativa, segundo Silvana, é de que sejam realizados por volta de cem exames por dia. Anteriormente, a quantidade de exames diários variava em torno de 60.

Todos os técnicos do setor de imagem da Prefeitura estão passando por um treinamento de manuseio do novo equipamento. Esse treinamento foi fornecido pela Philips, marca do novo aparelho, e está sendo realizado no próprio local.

22/12/2020