Novo kit da Educação terá frutas, legumes, pão de forma e ovos

A Prefeitura de Valinhos vai distribuir até o final de julho um kit de alimentação com hortifrútis (frutas, legumes, ovos e pão de forma integral) para os 12,5 mil alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é ampliar a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade da cidade em meio à crise gerada pela pandemia do coronavírus.

O kit de hortifrútis vai complementar o kit alimentação, higiene e limpeza, com 22 itens, que já está sendo entregue pela Prefeitura para todos os alunos da rede municipal também para reforçar a segurança alimentar durante a pandemia. Em abril as famílias dos alunos receberam o primeiro kit. Nesta semana, a partir do dia 25 (quinta-feira), começa uma segunda entrega, com mais 12,5 mil kits.

Parte dos alunos da rede municipal tem na merenda escolar uma importante referência para a alimentação de seus filhos, mas, com as aulas paralisadas, esses estudantes deixaram de se alimentar nas escolas.

Além disso, parcela considerável da população tem sofrido impactos financeiros com a paralisação da economia e o fechamento de atividades não essenciais. Houve aumento no desemprego e a renda média das famílias caiu, o que reforça a necessidade de uma ação do poder público para garantir acesso a produtos básicos de sustento.

Os itens do kit de hortifrútis serão fornecidos pela mesma empresa que é contratada, por licitação, para fornecer esses insumos para a merenda escolar nas escolas. Cada kit contém:.

- 3 quilos de legumes (cenoura, batata e cebola)

- 2 quilos de frutas (maçã e laranja)

- 1 dúzia de ovos

- 1 pão de forma integral de 500g

Segundo o secretário de Educação, Zeno Ruedell, a distribuição de mais esse kit com os hortifrútis será feita nas próprias escolas em que os alunos estão matriculados e seguirá os mesmos moldes da entrega dos kits de alimentos, evitando aglomerações e seguindo os protocolos da Vigilãncia Sanitária para evitar o risco de contágio pelo coronavírus.

Em breve, a Secrtetaria de Educação vai divulgar o calendário completo com as datas, os horários e as orientações para a retirada dos produtos.

Alimentos

Cada kit de alimentação que já está sendo entregue é composto por um pacote de arroz de cinco quilos, óleo de soja, um pacote de feijão carioquinha, um pacote de açúcar, macarrão espaguete, extrato de tomate, tempero, leite em pó, uma lata de sardinha, achocolatado, um pacote de fubá, farinha de mandioca, sal refinado, café, farinha de trigo e uma lata de seleta de legumes.

Já no kit limpeza e higiene, com 6 itens, cada família vai receber um pacote de sabão em pó, detergente líquido, sabonete, papel higiênico, creme dental e sabão em pedra.

24/06/2020