Novos conselheiros tutelares de Valinhos são empossados

Eles são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes

Valinhos empossou na manhã desta sexta-feira (10) os dez novos membros do Conselho Tutelar eleitos para o quadriênio 2020 a 2024. Eles foram eleitos em outubro do ano passado e serão responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes na cidade. A posse de novos conselheiros tutelares ocorrer em todo o Brasil. A cerimônia de assinatura do termo de posse dos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes foi realizada na Sala Ivan Fleury Meireles, na Prefeitura pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

O prefeito Orestes Previtale Júnior disse que Valinhos fecha com a posse dos novos conselheiros tutelares mais um elo para constituição de uma forte rede protetiva de direitos. “Parte dos conselheiros foi renovada e outra reeleita, o que facilita a continuidade dos trabalhos de forma eficaz”, comentou.

Orestes destacou que algumas questões sociais na cidade merecem atenção reforçada do Conselho Tutelar. “Com a Campanha Não Dê Esmola, Dê Cidadania, conseguimos reduzir em 75% a população em situação de rua em Valinhos. No entanto, temos percebido a presença de adolescentes, que vêm de fora da cidade, para vender balas nos semáforos. Eles acabam ficando vulneráveis e precisam ter seus direitos preservados”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Laís Helena enfatizou a participação da sociedade, que esteve engajada na eleição para escolher os membros do Conselho Tutelar “Isso representa o reconhecimento da importância do órgão para cidade”, afirmou Laís.

A secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, destacou que o Conselho Tutelar já conta com uma boa base formada por três membros que foram reeleitos, Débora Batista Lopes Guimarães, Décio Maróstica e Silvana Rodrigues Froes. “Isso nos traz segurança de que a sintonia entre o órgão e a Rede de Proteção de Direitos será mantida. Assim como nos dá tranquilidade de que um bom trabalho seguirá sendo prestado pelo órgão, que agora ganha reforço com a vinda dos dois novos integrantes”, afirmou Dulce, ao dar boas vindas a Claudio da Silva Pereira e Milena Regina Fernandes Sacca.

Dulce explicou que o objetivo da Secretaria de Assistência Social é contar com o Conselho Tutelar para ajustes necessários no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e que uma comissão já foi formada para isso. “Também pretendemos alavancar o trabalho preventivo nos bairros para a proteção básica para evitar ações de violência envolvendo crianças e adolescentes, tal como a violação de direitos”, afirmou a secretária.

A capitã da Polícia Militar (PM), Lucimara Godoy Vilas Boas, colocou a corporação à disposição da Administração Municipal e do Conselho Tutelar para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O vereador José Aguiar participou do evento e destacou a importância do órgão na cidade. O vereador Luiz Mayr Neto disse que o trabalho do Conselho Tutelar é vital para a sociedade no resgate dos direitos principalmente da família. 

 

10/01/2020