Ônibus Cultural de Valinhos visita Sala São Paulo em setembro

Participantes irão assistir, a partir das 11h, ao Concerto do pianista Fabio Caramuru

A nova viagem do Ônibus Cultural de Valinhos será no próximo dia 15, para a Sala São Paulo, a principal sala de concertos da Capital, onde se apresenta a Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP), e para o Mercado Municipal, o tradicional Mercadão.

Na visita à Sala São Paulo, os participantes irão assistir, a partir das 11h, ao Concerto do pianista Fabio Caramuru, que executará obras de Tom Jobim, no projeto da OSESP chamado Matinais.

A visita ao Mercado Municipal, ou Mercadão, como é mais conhecido esse espaço icônico da cidade de São Paulo, acontece após o concerto. Os participantes terão a tarde livre para conhecer a arquitetura e história do prédio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Valinhos, a saída está marcada para as 8h da Avenida Joaquim Alves Corrêa, 4.033. O retorno é previsto para as 16h.

Os interessados em participar do Ônibus Cultural devem realizar suas inscrições, pessoalmente, no dia 10 de setembro, a partir das 9h, na Administração do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, com Arthur. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3849-7790.

Sala São Paulo

Inaugurada no dia 9 de julho de 1999, a Sala São Paulo é uma sala de concertos onde ocorrem apresentações sinfônicas e de câmara. Faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária.  

A sala, que tem capacidade para 1.498 espectadores e 22 camarotes, foi a primeira sala de concertos do Brasil e é considerada uma das melhores do mundo desde a sua concepção. O local também é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.

A estação foi completamente restaurada e remodelada pelo governo do Estado como parte do projeto de revitalização do centro da cidade. Ao lado dela encontra-se a Estação Pinacoteca, que abriga exposições de arte.

Mercado Municipal

Projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini e inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933, o Mercado Municipal, Mercadão, está localizado no centro histórico de São Paulo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, próximo ao Rio Tamanduateí. É um importante mercado público da cidade.

O Mercadão foi projetado para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Porém, sua primeira função foi a de armazém de pólvora e munições. O espaço tem 12,6 mil metros quadrados e abriga mais de 1,5 mil funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos diariamente em seus mais de 290 boxes.

 

05/09/2019