Operação amplia patrulhamento e vigia os acessos de Valinhos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos realiza nesta quarta-feira (24) mais uma Operação Interior Mais Seguro junto com a Polícia Militar (PM). Equipes da GCM e da PM estão atuando simultaneamente em várias regiões, principalmente em pontos de entrada e saída do município e em áreas rurais, averiguando, entre outras situações, condução de veículos irregulares, pessoas suspeitas, porte de armas e drogas.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Carlos Roberto Prestes, a operação fortalece o patrulhamento preventivo e ostensivo, aproxima as forças de segurança da população e amplia a sensação de segurança no município, que tem um dos mais baixos índices de criminalidade do Estado.

“É uma ação que visa coibir ações criminosas que possam ocorrer nas extremidades do município, principalmente em sua divisa territorial rural, com reflexos positivos, reforçando nossos índices de baixa criminalidade”, afirmou o Coronel Prestes.

Na operação de hoje, que prossegue até o período noturno, as equipes da PM e GCM atuam em intervalos de uma hora, em diversos bairros. As ações foram planejadas em conjunto pelas duas forças de segurança.

O comandante da GCM, Sidnei Aureliano, explicou que, enquanto duas viaturas da Guarda, por exemplo, fazem o bloqueio no acesso ao bairro, outra atua no patrulhamento efetuando rondas pelas ruas. A PM também se mantém posicionada com suas viaturas em pontos de bloqueio e no patrulhamento de áreas próximas para que haja uma maior abrangência.

Logo pela manhã, a operação passou pelos bairros São Bento do Recreio, região da Biquinha, Ortizes, Reforma Agrária, Country Club, São Luiz, Fonte Mécia, Vila Faustina, Morro das Pedras, Vale Verde, Macuco, Chácara São Bento, Chácaras São Fernando, Joapiranga e Dois Córregos.

As ações da Operação Interior Mais Seguro têm sido realizadas desde o ano passado. Já foram ao menos dez operações e, nesta quarta-feira, a ação acontece também em diversas cidades do interior do Estado.

“A integração entre a PM e a GCM de Valinhos é bastante produtiva em várias ações conjuntas, inclusive nesta operação que não tem dia e nem hora para ser realizada. Agimos sempre por cooperação e com planejamento conjunto para tornar mais eficiente o trabalho de segurança pública no município que é considerada uma das cidades mais tranquilas do interior paulista”, disse a 1ª Tenente Marcela Ribeiro da Silva, que responde interinamente pelo comando da 4ª Cia da PM, da qual Valinhos faz parte.

24/06/2020