Operação Estiagem 2020 da Defesa Civil vai até setembro

Medida garante condições para o acionamento, quando necessário, do complexo administrativo de secretarias municipais, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros e Sistema 192 para atendimentos de emergências

Medida instituição da Operação Estiagem garante à Defesa Civil condições para o acionamento, quando necessário, do complexo administrativo de secretarias municipais, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros e Sistema 192 para atendimentos de emergências, especialmente incêndios.

A Prefeitura de Valinhos e a Defesa Civil Municipal deram início à Operação Estiagem 2020, em função do período de seca desta época, caracterizado pela incidência de baixa umidade do ar, com o objetivo de possibilitar a realização de ações preventivas.

O decreto foi publicado no último dia 15 e a Operação Estiagem terá duração de cinco meses, iniciados no dia 1º de maio e se prolongando até o dia 30 de setembro.

A instituição da Operação Estiagem garante à Defesa Civil condições para o acionamento, quando necessário, do complexo administrativo de secretarias municipais, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros e Sistema 192 para atendimentos de emergências, especialmente incêndios.

Em Valinhos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é ligada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e está integrada ao Sistema Estadual de Defesa Civil.

De acordo com o decreto municipal, cabe à Defesa Civil neste período elaborar e coordenar o Plano de Contingência de Defesa Civil do município, analisar as previsões meteorológicas fornecidas pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em consonância com o Plano de Contingência de Defesa Civil da Região Administrativa de Campinas, avaliando a situação através dos índices de Umidade Relativa do Ar (URA).

A Defesa Civil deve centralizar as informações do Plano de Contingência e, caso necessário, acionar o controle de emergências, emitir boletins de alerta e propor à Administração Municipal a decretação de estado de atenção, de alerta e de emergência, observando os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil.

“O objetivo da Operação Estiagem é minimizar os efeitos do período de estiagem, otimizar recursos e antecipar riscos, articulando a participação das secretarias municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial e a própria comunidade”, explicou o coronel Carlos Roberto Prestes, secretário de Segurança Pública e Cidadania.

A partir da análise das previsões meteorológicas e dos índices de Umidade Relativa do Ar, o Plano de Contingência prevê que sejam decretados nível de observação em caso de umidade relativa do ar de 30%, estado de atenção quando ficar entre 20% e 30%, estado de alerta entre 12% e 20% e estado de emergência abaixo de 12%.

A Defesa Civil, com apoio de outros órgãos, realizará fiscalização de imóveis urbanos e rurais, inclusive para verificar a existência de aceiros, que podem resultar em multa ao proprietário, conforme a legislação.

21/05/2020