Pacientes passam a receber o resultado de teste rápido em casa

A Secretaria da Saúde de Valinhos implementou nesta segunda-feira (1) algumas mudanças na aplicação de testes sorológicos rápidos para coronavírus enviados pelo Ministério da Saúde. O objetivo é oferecer maior segurança aos pacientes e menor risco de transmissão do vírus no local do exame. 

A mudança prevê que o paciente faça a coleta do sangue na UBS Paraíso e vá embora em seguida, o que evita que ocorra aglomerações na espera do resultado no local e reduz os riscos de contágio. Na manhã do dia seguinte, técnicos da Saúde apresentam o resultado ao paciente por telefone, sem que ele precise sair de casa. 

Na forma anterior, o paciente fazia a coleta do sangue e em seguida aguardava por 15 a 20 minutos até que o resultado ficasse pronto. 

Os testes de covid-19 são destinados a pacientes moradores do município com mais de 60 anos, profissionais da saúde, salvamento e da segurança pública que estejam em atividade. Todos precisam apresentar uma solicitação médica para realizar o exame.  

Os familiares desses profissionais que residem no mesmo domicílio e apresentem sintomas de doença respiratória também estão incluídos, desde que apresentem a solicitação médica.

O horário de atendimento para coleta é das 8h30 às 13h. 

A UBS Paraíso fica na Rua das Acácias, 280, no Parque Cecap.

 

01/06/2020