Paixão de Cristo terá três apresentações na próxima semana

paixa_cristoA encenação da Paixão de Cristo em Valinhos será apresentada nos próximos dias 20, 21 e 22, quarta, quinta e sexta-feira Santa, no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", localizado na Rua Dom João VI, s/nº. Os espetáculos serão realizados às 21horas, com entrada franca. O palco será o mesmo do ano passado, ao ar livre, atrás do Pavilhão Industrial. Uma das novidades este ano será a transmissão simultânea através de telões colocados em pontos estratégicos do espaço cenográfico.

Segundo o secretário da Cultura, Mário Farci, que também assina a direção do espetáculo, cerca de 300 atores, entre principais e coadjuvantes, encenarão a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que será interpretado por Victor Hugo.

Farci revela que há um grande número de pessoas envolvidas na produção do espetáculo, na técnica e na infraestrutura. "São pessoas que não aparecem em cena, mas são tão importantes para o sucesso do evento quanto àquele que interpreta o papel principal. É um grande trabalho de equipe", destaca.

De acordo ainda com Farci, a expectativa é receber espectadores de Valinhos e cidades da região, como vem sendo registrado nos últimos anos. "Nossa concepção da 'Paixão de Cristo' é de um espetáculo explicitamente contemplativo e pretende levar o público à reflexão. "É o teatro feito pela comunidade para a própria comunidade", finaliza.

Infraestrutura

No que se refere à infraestrutura, o secretário Farci explica que para receber o público será montada uma arquibancada com capacidade para 4.500 pessoas, em torno do palco foi erguido especialmente para a encenação. "A transmissão simultânea por meio de telões colocados em pontos estratégicos do espaço cenográfico, a novidade deste ano, também vai facilitar a visualização dos ricos detalhes da encenação", diz Farci.

O secretário também explica que a cenografia terá ambientações no Palácio de Pôncio Pilatos, na Via Sacra, no Calvário, Sepulcro, entre outros, ocupando um espaço de aproximadamente 2.000 m², que permitirá ao público uma visão total do espetáculo sem que precise se locomover. "Cada detalhe está sendo pensado para que possamos contar a mais bela história de todos os tempos numa produção arrojada e carregada de emoções", completa Farci. Além disso, haverá sanitários químicos e esquema especial para estacionamento e segurança.

Tranquilidade

Para manter a tranqüilidade característica dos espetáculos da Paixão de Cristo em Valinhos, a Secretaria de Transportes e Trânsito montou um esquema com os agentes de trânsito, visando manter o tráfego fluente na região do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". A Guarda Civil Municipal e Polícia Militar realizarão a segurança interna e externa.

Ensaios

A Secretaria da Cultura realiza mais um ensaio da encenação da Paixão de Cristo neste sábado, dia 16, às 16 horas, no Parque Municipal. O ensaio geral será na próxima terça-feira, dia 19, véspera da apresentação, a partir das 19h30, no mesmo local.

De acordo com o secretário Farci, ainda há vagas para pessoas que queiram participar da encenação. Os interessados, de ambos os sexos, precisam ter mais de 10 anos. Não é necessário ter experiência em teatro, bastando fazer a inscrição no local do ensaio. Os figurinos e adereços serão cedidos aos participantes nos dias dos espetáculos. Informações podem ser obtidas no Centro Cultural "Vicente Musselli" (Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, bairro Santo Antonio) ou pelo telefone (19) 3871-3646.