Parque dos Girassóis é inaugurado com muitas atrações

Moradores fizeram do evento uma grade festa; área degradada foi revitalizada

Céu azul, sol brilhando e a animação dos moradores da região do Jardim São Marcos estiveram presentes na inauguração do Parque dos Girassóis no domingo (9). O local foi totalmente revitalizado, ao longo da Avenida 2, e entregue à população. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e as famílias puderam passear no trenzinho infantil.

O bairro ganhou uma pista de caminhada de 1,8 quilômetro de extensão margeando a avenida. A iluminação em toda a extensão do parque foi trocada. A área da praça recebeu gramado e a pista de skate, que estava deteriorada, foi totalmente reformada.

A praça recebeu também uma nova academia ao ar livre para estimular a prática de atividades físicas aos moradores da cidade e de toda a região. Ao todo, são dez equipamentos que contemplam todos os grupos musculares, para todas as idades.

A proximidade com a natureza foi umas das prioridades durante a reforma do Parque. A extensão recebeu 1,6 mil mudas de árvores, girassóis e outras plantas. São 300 ipês plantados um a cada seis metros ao longo do parque.

O prefeito Orestes Previtale Júnior agradeceu a colaboração de todos e comemorou o resultado. "Grande empenho dos funcionários do Daev e da Prefeitura. O Parque dos Girassóis ficou muito lindo. Queremos entregar uma Valinhos cada vez melhor para todos os moradores”, afirmou.

O prefeito disse que novas melhorias vão acontecer no Parque e reforçou a importância dos moradores em cuidar do espaço. “Implementamos a academia ao ar livre e agora vamos planejar um parquinho para as crianças, ampliar a iluminação da praça e da pista de caminhada, tudo para oferecer ainda mais qualidade de vida e valorizar os imóveis da região. Também não podemos nos esquecer que é um espaço de todos, então é necessária a colaboração da comunidade para que o parque continue preservado" comentou Orestes. O prefeito acrescentou que uma série de obras estão acontecendo em toda a cidade.

O autônomo José Eduardo da Silva Ramos, de 39 anos, é morador do bairro e elogiou a iniciativa. “Fazia muito tempo que não via o espaço tão bonito como está. Agora posso trazer meus dois filhos para brincar e aproveitar o parque. Estão todos de parabéns”, disse.

Moradora do bairro há 26 anos, a dona de casa Cleusa Aparecida Gonçalves, de 65 anos, gostou da obra e prestigiou a inauguração. “Antes era só mato, um local que servia como lixão, agora virou um paraíso, posso fazer minha caminhada tranquilamente”, comentou.

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) elogiou a parceria entre a autarquia e a Prefeitura. “Essa intervenção é um espaço de cidadania para que os moradores possam interagir. Um trabalho lindo, que os moradores merecem muito”, afirmou. Para a realização das obras da pista de caminhada, o Daev recuperou a rede de galerias do emissário de esgotos que passa no local e recuperou trechos de erosão.

Um novo ponto de ônibus foi instalado e uma nova sinalização de solo foi feita. A área de lazer pode ser usada por quem gosta de praticar caminhada ou ciclismo.

A vice-prefeita, Laís Helena, destacou o compromisso de mais uma obra sendo entregue para a comunidade. “As nossas ações não vão parar. Hoje é um dia de celebração para Valinhos e merece ser comemorado. A região do São Marcos nunca recebeu uma obra dessa envergadura. É um trabalho de austeridade e de muita transparência, porque nossos investimentos são de respeito e com pés no chão”, disse.

O Parque dos Girassóis dá novo destino a uma área, no São Marcos, que estava abandonada e precisando ser recuperada. A transformação da área em parque público vai proteger o local e oferecer um novo espaço de lazer. O parque vai revitalizar toda a extensão de uma grande área pública e permitirá a conexão de centenas de pessoas que moram na região.

A inauguração de domingo contou com as presenças da primeira-dama Renata Previtale, dos secretários Gerson Luis Segato, Carlos Roberto Prestes, Mauro Haddad Andrino, José Luiz Garavello Junior, Zeno Ruedell, Wilton Borges, Paulo Sabioni, o Periquito, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, Maria Silvia Previtale, além dos vereadores Israel Scupenaro, Roberson Augusto Costalonga, o Salame, e o presidente do Valiprev, Wiliam Evaristo.

Veja vídeo:

10/06/2019