Parque Valinhos recebe obras de melhoria em ruas de terra

Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalham nas ruas do Parque Valinhos para melhorar as condições das vias que são de terra e apresentam irregularidades em vários trechos, como buracos e pedras pontiagudas.  A melhoria atende à solicitação de moradores do bairro que encontram dificuldades em circular pelas ruas de terra, principalmente nos períodos de chuva.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que, apesar das manutenções constantes com operação tapa-buracos, a técnica utilizada agora deverá ser mais eficaz e duradoura, melhorando as condições das vias, especialmente nos cerca de três quilômetros de extensão que incluem o itinerário do ônibus.

Segundo um dos moradores do bairro, Marcos Antonio Contini, as obras nas vias vão beneficiar os motoristas que enfrentam dificuldades para circular com os veículos em dias de chuva, com a formação de lama, e também quando o tempo está mais seco, por causa da poeira.
“Essa benfeitoria que a Prefeitura está fazendo no nosso bairro vai melhorar as condições de trafego dos moradores. É um serviço mais técnico e esperamos que seja mais duradouro do que as manutenções até então realizadas, que duravam menos tempo e o problema sempre voltava”, disse o morador. Ele explicou que, além da poeira e da lama, outro problema comum são as avarias nos pneus provocadas pelas pedras pontiagudas que permaneciam apesar da manutenção.

“O Parque Valinhos, embora formado por pequenas chácaras de recreio, é um bairro urbano e assim estamos reivindicando melhorias à Prefeitura. Já estamos nos sentindo mais cuidados com esse novo serviço nas estradas de terra”, falou o morador.

Ele conta que recentemente foi entregue à Prefeitura uma lista solicitando melhorias diversas ao bairro. “Temos um grupo no WhatsApp com cerca de 50 moradores para discutirmos os problemas no bairro e vários deles já mencionaram o contentamento em sermos atendidos, principalmente pelas melhorias nas ruas. Todos estão satisfeitos com o trabalho que está sendo feito”, disse Marcos.

“Também solicitamos à Prefeitura uma atenção especial com relação ao corte de mato em diversos terrenos por questões de segurança e tivermos um retorno positivo, pois vários proprietários já foram notificados a fazer a limpeza das áreas”, destacou o morador.

“A gente sempre teve problemas com relação às ruas de terra e nunca tivemos uma assessoria da Prefeitura neste sentido. Moro há 25 anos no bairro e pensava duas vezes antes de sair de casa. Hoje quando sai pra trabalhar fiquei surpresa e feliz com o resultado dos trabalhos que são acompanhados por uma equipe técnica da Prefeitura”, disse Lúcia Alarcon Pereira Lages, moradora da Alameda Macieiras.

Segundo o encarregado das obras, Napoleão Tomaz de Aquino, os serviços consistem na colocação de uma camada de terra que depois é sobreposta por restos de asfalto ou de fresagem, seguido da compactação dos materiais para deixar o solo mais firme e menos vulnerável à movimentação dos veículos.

“Primeiro cavamos a terra de uma área pública do bairro, de boa qualidade, para usar na obra. Com esta terra cobrimos as vias, nivelamos e na sequência acrescentamos os restos de asfalto e pedras do tipo brita e nivelamos novamente. Depois passamos com caminhão pipa para jogar água sobre estes materiais e por fim compactamos com o rolo compressor”, explicou o encarregado. Já as ruas em melhores condições receberão tratamento similar com o recebimento de terra, nivelamento e compactação do solo.

Ele conta que antes o serviço de manutenção era para tapar os buracos e a cada chuva forte as equipes voltavam para refazer o trabalho. “Neste novo processo, as ruas mais irregulares são elevadas em cerca de 25 centímetros, o que vai contribuir também para melhorar o escoamento das águas das chuvas nas canaletas”, destacou.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gerson Luís Segato, o próximo passo será fazer a limpeza de todas as canaletas para facilitar o escoamento das águas de chuva, previsto para o mês de julho. “Também vamos providenciar a colocação de guarda-corpo na ponte da Alameda dos Marmeleiros, em atendimento aos moradores. A estrutura será confeccionada na serralheria da própria Secretaria e vai oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres”, informou.

O bairro também recebeu há cerca de três meses 17 novas placas de identificação das ruas, implantadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. As ruas do Parque Valinhos levam nomes de árvores frutíferas. As placas identificam as alamedas das Caramboleiras, Mangueiras, Macieiras, Uvas, Goiabeiras, Jambeiros, Laranjeiras, Ameixeiras, Marmeleiros, Mamoeiros, Caquizeiros, Ponkans, Pitangueiras, Romanzeiras, Abacateiros, Pereiras e Cajueiros.

02/06/2020