Por falta de médicos, Prefeitura prorroga processo seletivo

Por falta de médicos disponíveis e interessados, a Prefeitura de Valinhos foi obrigada a prorrogar até o próximo dia 13, segunda-feira, as inscrições do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 27 médicos. De acordo com a Secretaria da Saúde, das sete especialidades, apenas duas tiveram o número suficiente de inscrições para preencher as vagas (ginecologia e clínico geral plantonista).
Valinhos não é a única cidade da região a ter esse tipo de situação. Recentemente, concursos em Nova Odessa, Campinas e Vinhedo, também tiveram que ser prorrogados. “A população reclama da falta de médicos e com razão. Mas isso não é só aqui, acontece em toda a região e o assunto vem sendo um problema discutido há muito tempo pelos prefeitos, mas que infelizmente ainda não tem solução. Muitas especialidades estão em falta no mercado, posso assim dizer. Esse não é um problema exclusivo de Valinhos”, afirma o prefeito Marcos José da Silva. Dentre as especialidades pedidas, a de pneumologista, que oferece uma vaga, não teve nenhum inscrito. As vagas para pediatra plantonista (1 inscrito para 4 vagas), psiquiatra (1 inscrito para 2 vagas), clínico geral (5 inscritos para 6 vagas) não tiveram número suficiente de interessados e no caso do psiquiatra infantil,  especialidade que tem uma vaga, apenas um candidato se interessou, ou seja, o número exato.
“É importante destacar que nem todos os inscritos necessariamente vão ser selecionados. Existe uma série de documentos e requesitos que eles têm que preencher. Por isso, quanto mais candidatos, melhor. Por exemplo, no caso dos ginecologistas que tem número suficiente para o preenchimento das três vagas, pode ser que alguns deles não se encaixem nas nossas necessidades e falte médico. Por isso, a prorrogação é importante”, explica o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni.
Os interessados em candidatar-se às vagas deverão procurar a Secretaria da Saúde, localizada no prédio do CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) na Avenida dos Esportes, 335, Centro, das 9 às 15 horas.
O edital completo do concurso foi publicado na edição número 1.209 do Boletim Municipal do dia 17 de novembro que também está disponibilizada no site www.valinhos.sp.gov.br, link Boletim. Já a prorrogação das inscrições, foi publicada no boletim desta quarta-feira, dia 8, de nº 1.213.
O concurso é para a contratação de dez clínicos gerais plantonistas, quatro pediatras plantonistas, seis clínicos gerais, três ginecologistas, um pneumologista, dois psiquiatras e um psiquiatra infantil. O contrato de trabalho dos convocados será de 12 meses podendo ser prorrogado por até igual período. Para os plantonistas o salário é de R$ 506,04 por plantão de 12 horas, além de 20% de adicional de estímulo ao aperfeiçoamento técnico profissional, e para as demais especialidades é de R$ 2.644,18 mensal, com carga horária de 20 horas semanais, além do adicional de 20%.