Praça Washington Luiz completa 50 anos com três dias de festa

Vista aérea da Praça Washington Luiz

Os 50 anos da Praça Washington Luiz, uma das áreas públicas e de lazer mais populares de Valinhos, serão comemorados com uma intensa programação nos próximos dias 24, 25 e 26. Na última terça-feira (7), membros da comissão organizadora da festividade estiveram reunidos na Secretaria de Cultura para definir os detalhes da programação.

A atividade, idealizada pelo Portal Pé de Figo, é organizada pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, tem o apoio da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, da Rádio Valinhos FM, da VV8 TV, da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, do Fotoclube Valinhos, da Associação das Bandas Jovens de Valinhos, da Estação das Artes, da Orquestra Filarmônica de Valinhos, da Feira de Artesanato do Largo São Sebastião e do Coletivo da Capoeira de Valinhos. O logotipo dos 50 Anos é de autoria do artista Alexandre Filiage.

O diretor do Portal Pé de Figo, Heriberto Pozzuto, disse que o objetivo da comemoração é não deixar passar em branco o cinquentenário da Praça, de uma forma que os moradores demonstrem o carinho por aquele local público.

A secretária da Cultura, Ângela Giardelli, afirmou que o prefeito Orestes Previtale dá total apoio à comemoração. “Faz parte da proposta deste governo a ocupação dos espaços públicos com arte, lazer e cultura, e a Praça Washington Luiz é um dos nossos principais patrimônios”, complementou, lembrando que desde o início do ano o local tem sido palco mensal do projeto Domingo na Praça.

Segundo o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Damiano, o prefeito determinou a completa manutenção do espaço, com a recuperação das instalações elétricas, reforma dos sanitários e conserto das tubulações do chafariz, para que pudesse voltar a funcionar e a encantar a todos com o jogo de águas e luzes.

Atividades - A programação dos 50 anos da Praça Washington Luiz começará na sexta-feira (24) à noite com batalha de rap entre jovens da cidade, que já vêm ocupando a praça para esta finalidade aos fins de semana.

No sábado (25) pela manhã haverá um ato oficial com a presença de autoridades, inauguração de placa comemorativa e plantio de árvore simbólica, além de atrações durante todo o dia até a noite, como apresentações musicais, exposição e venda de artesanato e outras.

A festividade prosseguirá no domingo (26) com as atividades do Domingo na Praça, incluindo maquiagem maluca, cantinho da leitura, capoeira, apresentação de música, feira de artesanato, exposição de Fuscas (Old Rodents), feira de animais (Adota Valinhos), zumba, entre outras atrações. O encerramento ficará a cargo da apresentação da Orquestra Filarmônica de Valinhos a partir das 11h.

História - A Praça Washington Luiz foi inaugurada em dezembro de 1967 pelo então prefeito Vicente José Marchiori e é parte integrante da memória dos antigos moradores de Valinhos. Foi palco de muitos eventos importantes, como a Festa do Figo, Festa do Folclore, Festa Italiana, apresentações musicais, além de ponto de encontro e convívio de muitas gerações.

8/11/2017