Prefeito inaugura UBS Frutal e ressalta atenção com a Saúde

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, inaugurou na manhã desta quinta-feira (8) mais uma nova Unidade Básica de Saúde na cidade, a UBS Frutal. Instalada na Rua Julia Lovisaro Vicentini, 2.100, a nova instalação da Saúde passa a oferecer atendimento com dentista, pediatra, clínico geral e ginecologista, além de equipe com enfermeiro e técnicos de enfermagem, farmacêutico e recepcionistas.

Durante a solenidade, o prefeito voltou a falar do pacote de obras que estão em andamento na cidade, reforçou que todas serão finalizadas e enumerou as ações na área de Saúde em seu governo. "Já entregamos duas UBS novas, reformamos outras duas, estamos reformando a do Pinheiros, não há remédios em falta de rede pública e estamos investindo 28% do Orçamento no setor. Nossa maior dificuldade é o aumento de quase 30% na demanda registrado desde 2017, são pessoas que perderam seus planos de saúde e estão usando a rede pública. Nós chegamos à Prefeitura e não havia medicamentos em janeiro, nem sequer uma licitação para compra. Tivemos um começo muito complicado até colocar a casa em ordem, mas as coisas estão andando, devem ficar ainda melhores", disse o prefeito.

A inauguração teve a presença de diversos secretários e dos vereadores Israel Scupenaro, que é o presidente da Câmara, Dalva Berto, líder do governo, Luiz Mayr, Salame, Kiko Beloni e Aguiar.

A unidade começa a funcionar com servidores da UBS do Jardim Pinheiros, que foi fechada para obras de reforma e ampliação. Servidores e equipamentos foram transferidos para a UBS Frutal até que a reforma esteja concluída, no prazo estimado de seis meses. Parte dos pacientes da UBS do Pinheiros também será deslocada para atendimento no Frutal até o fim das obras.

A nova UBS do Frutal tem 215 metros quadrados para atender a uma das regiões que mais crescem no município e que, no começo de 2019, irá receber aproximadamente 900 famílias do empreendimento Vivendas dos Pássaros, construído através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

“A UBS do Frutal foi concebida já pensando nessa demanda de mais de 3 mil pessoas do novo empreendimento, mais os moradores do Vale das Figueiras, Alvorada 1 e 2, Parque das Colinas e Parque dos Cocais”, explicou o Secretário de Saúde, Nilton Tordin.

Essa é a segunda UBS entregue pela Administração do prefeito Orestes Previtale em 2018, elevando de 13 para 15 o número de Unidades Básicas de Saúde no município. A primeira foi a UBS Vila Itália, que atende moradores da região central, Santo Antônio e Boa Esperança.

Ainda este ano, foram entregues as obras de reforma das UBSs do São Bento e da Reforma Agrária, que passou por uma ampla e completa reestruturação, inclusive com troca de mobiliário. Atualmente, a secretaria está reformando a UBS Pinheiros, que será completamente repaginada.

Para o prefeito, todas essas ações e obras confirmam que a saúde é prioridade em seu governo. “Os recursos para essas obras, mesmo em período de grave crise, são fruto da vontade política e do trabalho sério que estamos promovendo à frente da administração de Valinhos. Só em 2018, conseguimos R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para investimentos na área de saúde e que diretamente estarão beneficiando milhares de valinhenses”, disse.

Veja o vídeo:

(08/11/2018)