Prefeitura adota sistema moderno de atendimento

A Prefeitura de Valinhos está instalando um moderno sistema de atendimento nos guichês do setores de Tributação, Execução Fiscal e expedição do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), serviços que funcionam no Paço Municipal. O novo sistema estará disponível aos moradores quando as atividades forem retomadas na Prefeitura, no fim da quarentena de enfrentamento ao coronavírus.

O sistema informatizado, instalado pela Secretaria da Fazenda, vai garantir mais agilidade ao atendimento. A retirada da senha é feita em um totem, com todos os serviços disponíveis. Os números anunciados e o guichê de stendimento poderão ser acompanhados em um painel com tela de LED. O chamado será feito também por sistema informatizado de voz.

Segundo a diretora de Expediente da Secretaria, Maria Rita de Almeida, o equipamento foi adquirido por licitação, com custo de R$ 12 mil. Funcionários públicos que atuam no atendimento desses setores participaram esta semana de treinamento da empresa VBN Industria e Comércio de Painéis para trabaharem com o sistema.

O técnico que deu o treinamento, Eber Brito de Souza, explicou que o sistema informatizado é muito utilizado por bancos, hospitais, grandes clínicas médicas, quando há um maior fluxo de pessoas no aguardo de atendimentos. “A Prefeitura de Valinhos, na área de nossa atuação regional, é pioneira na implantação desse sistema já usado em algumas prefeituras de cidades maiores em outras regiões do Estado”, disse.

Em média, em dias normais, os guichês do setor de Tributação chegam a atender 70 pessoas, mas nos meses iniciais do ano, após o lançamento do IPTU, esse número aumenta para até 300 contribuintes por dia. Já para a emissão do cartão SUS, são atendidas 50 pessoas, em média, diariamente.

A diretora Maria Rita explicou que o novo sistema é inteligente, garante maior rapidez no atendimento prioritário e permite que o tempo de espera seja melhor administrado. “O objetivo é agilizar os atendimentos tornando-os mais confortáveis aos munícipes. Redimensionamos também o número de assentos na espera”, disse.

O atendente Carlos Alberto Barbosa, que trabalha há três anos no setor de Tributação, disse que o atendimento será facilitado para todos. “Vai mudar da água para o vinho e atender todos os contribuintes com muito mais agilidade”, disse.

24/04/2020