Prefeitura ampliará aulas de Lian Gong na Saúde e Educação

    A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Saúde e Educação, ampliará a oferta da prática da ginástica terapêutica chinesa, Lian Gong, nas Unidades Básicas de Saúde e passará a oferece-la também para os 700 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para isso, teve início no último dia 25, sexta-feira, a capacitação de novos instrutores, 15 profissionais de saúde e seis professores de Educação Física, que ficarão responsáveis pelos novos grupos.
     A capacitação é custeada com recursos do Ministério da Saúde e conta também com parceria do Instituto IDEAIS. A programação teórica e prática está sendo ministrada por Nelson Iba, do IDEAIS, e a médica da rede municipal, Nidia Isabel da Silva Gonçalves. Serão 10 encontros até o final de novembro, com aulas as sextas- feiras, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”.
    A rede municipal de saúde oferece o Lian Gong desde maio do ano passado nas Unidades Básicas de Saúde. Os exercícios possibilitam a prevenção e o tratamento de dores no corpo, além de restaurar a sua movimentação natural. Os interessados em participar devem procurar uma UBS para se informar sobre dias e horários das aulas. Para a introdução dessa prática na rede municipal de saúde, no ano passado foram capacitados 20 profissionais que atuam atualmente como instrutores.

EJA
      Após o término do curso, os professores de Educação Física darão início às aulas de Lian Gong para os 700 alunos dos sete núcleos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da 1ª a 8ª série. A diretora que coordena o programa, Sidnea Peixoto Vedana, afirma que será mais uma opção de atividade física para esses alunos que já dispõem de ginástica laboral uma vez  por semana. “Como eles trabalham durante o dia e estudam à noite é uma oportunidade para fazerem uma atividade física e mais uma motivação para darem continuidade aos estudos”, diz.

Prática corporal
     O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal, criada na década de 70, pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, nascido em Shangai, China, em 1919. Ele uniu conhecimentos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da moderna medicina ocidental, com antigas artes guerreiras, de forma a prevenir e tratar dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares e nas articulações, hoje tão freqüentes nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios.
     São exercícios preventivos e curativos, cuja pratica põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC, que diz o seguinte: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano , os fatores negativos não podem invadir”.
A prática dos exercícios ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões; restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. Ela é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva aproximadamente 12 minutos para ser realizada.
    O Lian Gong em 18 Terapias pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, desde crianças até idosos. Os movimentos são executados sempre de forma alegre, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, devem seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações do médico.
Mais informações sobre a prática do Lian Gong podem ser obtidas nos sites: www.ideais.org.br e www.liangongbrasil.com.br.