Prefeitura começa preparar Jogos Escolares

A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e da  Educação, iniciou a fase preparatória dos Jogos Escolares, que neste ano será realizado de 3 a 11 de outubro. A primeira reunião com os representantes das unidades de ensino será  promovida nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, às 8h30,  na FAV (Faculdades Anhanguera de Valinhos).
Os Jogos Escolares de Valinhos foram retomados pelo prefeito Marcos José da Silva  em 1989 em seu primeiro mandato. “Voltei à Prefeitura em 2005 e esse evento já não existia mais. Fiz questão de retomá-lo e só em 2009 não pudemos realizá-lo por conta da epidemia de gripe A. É um grande evento educacional e esportivo”, comenta Marcos.

Novidade

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, a novidade implantada na edição dos Jogos Escolares do ano passado com a nomeação dos chefes de delegação será mantida. “A medida visa melhorar a organização do evento e consequentemente o nível das competições”, explica.
De acordo com o secretário de Educação, Zeno Rudell, os chefes de delegação serão nomeados pelos diretores das unidades de ensino e ficarão responsáveis pelo entendimento entre as escolas e as secretarias.

Segunda reunião
A próxima reunião da fase preparatória dos Jogos Escolares está programada para o dia 17 de março, às 18 horas, na Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura. Na ocasião, as escolas deverão apresentar os chefes de delegação e terá início o planejamento da competição. Ainda outras duas reuniões técnicas estão marcadas para os dias 2 de junho e 1º de setembro, às 18 horas, também no Paço Municipal.Serão convidadas a participar das competições 32 escolas, entre municipais, estaduais, da rede Sesi e particulares, com alunos na faixa etária de 11 a 15 anos. As disputas serão realizadas em várias praças esportivas do município e envolverão nove modalidades, divididas em quatro categorias: mirim (masculino e feminino) e infantil (masculino e feminino). São elas: atletismo, vôlei, futsal, handebol, vôlei de trio, basquete, dama, xadrez, damas e tênis de mesa.

2010
A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrembach de Castro, do Parque das Colinas, consagrou-se campeã dos Jogos Escolares de Valinhos de 2010, com 165 pontos na classificação geral. Em segundo lugar ficou o Colégio Fundamentum, com 134, e em terceiro, a EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, Parque Portugal, com 127.
A edição de 2010 reuniu cerca de 2,2 mil alunos de 16 escolas participantes, entre municipais, estaduais e particulares. Durante sete dias de competição, o clima de disputa, animação e integração em várias praças esportivas da cidade contagiou os alunos e professores.