Prefeitura de Valinhos intensifica ações de combate a arboviroses

Equipe está percorrendo imóveis para orientar os moradores e fazer vistorias

A Prefeitura de Valinhos está intensificando a ações contra as arboviroses no município com ações de vistoria e orientação nas áreas em que a Avaliação de Densidade Larvaria acusou a presença de larvas e risco de casos de doença. Uma equipe do Divisão de Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde, está percorrendo imóveis entre o final da tarde e começo da noite, período em que mais moredores estão em suas casas. 

A equipe visita os imóveis e orienta sobre a necessidade da eliminar criadouros de mosquitos, já que o inseto tem preferência por objetos que se encontram dentro de casas e quintais. Segundo a diretora da Divisão de Controle de Zoonoses, Marli Aparecida da Silva, a área de maior risco abrange as regiões dos bairros Panorama, Santo Antônio, São Jorge e Parque  Valença.

De acordo com a diretora, a equipe conta com oito pessoas, que se identificam, fazem a orientação aos moradores, vistoriam dentro e fora da casa. As ações tiveram início no começo desta semana e vão até o final do mês. Segundo Marli, essas visitas e outras ações de combate às arboviroses acontecem durante todo o ano nas comunidades e nas escolas, e foram intensificadas esta semana. 

"Estamos na Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses e estamos fazendo um trabalho de casa em casa, intensificado as ações, sendo que agora a equipe inteira vai para o mesmo bairro e faz o trabalho de forma mais rápida e eficaz", explicou Marli. De acordo com ela, a expectativa é de aumento no número de casos dessas doenças no próximo verão, pela previsão de um verão mais chuvoso, daí a necessidade de intensificar as ações e orientar a população. Este ano, apenas um caso de dengue importado foi registrado em Valinhos.

 

28/11/2018