Prefeitura de Valinhos lança campanha contra o coronavírus

Ações estão sendo feitas em parceria com entidades de vários setores e lideranças religiosas e incluem entrega de folhetos casa a casa, anúncios em jornais e outdoors pela cidade

A Prefeitura de Valinhos lançou nesta semana uma grande campanha de conscientização e prevenção ao coronavírus na cidade. O objetivo da campanha é levar informações sobre a doença e as formas de prevenção para toda a população.

Até esta sexta-feira (13), não havia nenhum caso confirmado da doença na cidade e 14 casos suspeitos aguardam resultado de exames feitos no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Outros sete casos suspeitos já foram descartados.

Participam da campanha entidades da sociedade civil e da cidade, como ACIV, AEVAL, Conseg, Grupo Força Valinhos, Associação dos Engenheiros e União do Comércio, além das forças de segurança (polícias Militar e Civil) e lideranças religiosas.

O formato é parecido com as ações desenvolvidas para enfrentamento da febre amarela (2018) e do aumento dos moradores de rua (2019).

A campanha contra o coronavírus inclui a distribuição de 120 mil folhetos pela cidade. Cerca de 45 mil serão entregues de casa em casa em todos os domicílios e empresas como forma de garantir que as informações estarão disponíveis a todos os moradores.

Lideranças religiosas também estão engajadas na luta contra o vírus na cidade. Os folhetos serão entregues a fiéis durante cultos, missas e demais reuniões ligadas a igrejas e denominações religiosas.

Além disso, folhetos serão entregues a todos os alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em locais de concentração de pessoas, no comércio, em toda a rede de saúde (UBSs, UPA e hospitais privados) e nos demais prédios da Prefeitura.

Paralelamente, dois mil cartazes serão afixados em toda a cidade com as mesmas informações sobre a doença e as formas de prevenção.

Outras ações da campanha incluem sete outdoors já instalados e 11 varais de lona que serão colocados nos próximos dias em pontos estratégicos da cidade. Anúncios nos três jornais impressos de Valinhos e spots de rádio fecham as ações da campanha.

Junto com todo esse material, a Prefeitura tem postado vídeos e artes em seu site e nas redes sociais com informações sobre o coronavírus e as formas de prevenção da doença.

Grupo

Além da campanha, a Prefeitura criou, ainda em fevereiro, um grupo especial para discutir as ações de combate ao coronavírus. O grupo reúne representantes de quase todas as secretarias municipais. Esse grupo tem se reunido com frequência e acompanha a evolução da doença não só na cidade, mas também na região e no país, para definir as estratégias de ação.

Nesta sexta-feira (13). O grupo se reúne mais uma vez para discutir os últimos acontecimentos relacionados à doença, como a suspensão das aulas na Unicamp e a possível confirmação de casos em Campinas e a realização do jogo entre Guarani e Ponte Preta sem a presença de público na próxima segunda-feira.

Na próxima segunda-feira (16), a partir das 9h, o grupo volta a se reunir.

Capacitação

Desde janeiro, profissionais da rede de saúde estão sendo capacitados para enfrentar o desafio do coronavírus. As orientações e treinamentos incluem a rede privada de saúde e os hospitais Santa Casa e Galileo, que atendem planos de saúde e consultas particulares.

Álcool em gel

A Prefeitura também reforçou, ao longo dos últimos dias, os estoques de álcool em gel e sabonete líquido em toda a rede de educação da cidade. O objetivo é permitir que os alunos possam praticar a forma mais eficiente de prevenir a doença, que é a higienização correta das mãos.

 

13/03/2020