Prefeitura de Valinhos promove Semana de Aleitamento Materno

A Prefeitura de Valinhos inicia nesta quinta-feira (1º) a Semana de Aleitamento Materno, com o slogan “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Folhetos educativos foram distribuídos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, para orientar sobre a importância da amamentação nos seis primeiros meses de vida da criança.

A organização da Semana foi realizada pelas médicas Roseli Tagliolato, pediatra e supervisora do Programa de Atenção à Saúde da Criança, e Juliana Antoniel Casagrande Delben, ginecologista e supervisora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher. A Semana acontece até a próxima quarta-feira, dia 7.

Segundo a Secretaria da Saúde, as ações de educação em saúde nos grupos de gestantes das UBSs serão intensificadas durante a campanha. O grupo de gestantes se reúne antes da consulta médica, em uma roda de conversa para debater vários temas relacionados ao período gestacional.

“A campanha deste ano busca enfatizar a importância da participação de todos os familiares próximos à mãe e não apenas ela. O leite materno é considerado o alimento mais completo e adequado ao bebê, contém todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável da criança, além de promover melhor defesa contra doenças, pela transferência de fatores de proteção da mãe para o bebê”, disse Roseli.

A SEMANA
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é considerada um veículo para promover a amamentação e ocorre em 120 países. A Semana é uma Campanha da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, que reúne organizações internacionais e de referência no tema, como a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, da Unicef, a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde.

No Brasil, a campaha é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. De acordo com a rede internacional, em um mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães.

31/07/2019