Prefeitura entrega reforma da UPA no aniversário de Valinhos

É a primeira reforma da UPA Valinhos desde que a unidade começou a funcionar

A Prefeitura de Valinhos entrega nesta terça- feira (21), às 10h, a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos Prefeito José Spadaccia. A inauguração faz parte de uma série de obras, projetos e serviços entregues em maio, mês de aniversário da cidade. Valinhos completa 123 anos e quem ganha o presente são os moradores. É a primeira reforma da UPA Valinhos desde que a unidade começou a funcionar, há cinco anos.

"Nossa UPA é referência na região. Essa é a primeira reforma que está sendo feita na unidade, para melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes. Faz parte de uma série de obras e melhorias em toda a Rede Municipal de Saúde que estão acontecendo desde o início da nossa gestão. O investimento em Saúde é uma das minhas prioridades e estamos trabalhando com compromisso e seriedade para que toda a população seja beneficiada", disse o prefeito Orestes Previtale.

A UPA fica na Avenida Gessy Lever, nº 550, no Lenheiro. A reforma foi iniciada em fevereiro deste ano pela empresa Maic Engenharia e fiscalizada pela Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura. O imóvel passou por amplas obras. As mudanças incluem:

- troca de parte do telhado

- substituição da rede elétrica

- substitução das cortinas dos consultórios

- reforma das longarinas

- revisão de toda a parte hidráulica

- pintura interna e externa

- manutenção de portas e rodapés

- criação de uma sala para inalação

- reforma da recepção: o balcão de atendimento foi rebaixado para dar acessibilidade aos cadeirantes e ampliado para melhorar o fluxo dos atendimentos. A empresa vai instalar ainda um vidro de proteção na parte frontal da recepção.

Durante esse período de intervenções, o atendimento não foi prejudicado e UPA funcionou normalmente.

Construída em uma área de mais de 1,3 mil metros quadrados, a UPA de Valinhos conta com sete consultórios médicos, três para clínica geral, dois para pediatria, um para ginecologia e outro para ortopedia. O prédio tem três salas de observação, uma sala vermelha, uma sala de isolamento e uma sala para a realização de exames de raio X.

UPA 24 horas

A UPA de Valinhos funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana e faz em média 480 atendimentos diariamente. Para este mês, a expectativa é que 18 mil pacientes sejam atendidos pela equipe médica. A UPA Valinhos é considerada referência na região. Mais de 30% dos pacientes que recorrem à unidade de Valinhos são de outras cidades, a maioria de Campinas, além de Hortolândia e Sumaré.

A unidade está informatizada e adota um protocolo mundial de triagem de pacientes, para atender emergencialmente os casos mais graves. Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA, Luciana Pignatta, o modelo do Município é referência na região, por isso a unidade é procurada por moradores de outras cidades.

Cerca de 300 funcionários atuam na UPA Valinhos, entre clínicos-gerais, pediatras, ortopedistas, ginecologistas e a equipe de enfermagem, em turnos, durante 24 horas por dia. “São 300 funcionários envolvidos diariamente para que todos os nossos pacientes recebam atendimento de qualidade, além de trabalharmos cada vez mais para diminuirmos o tempo de espera”, afirmou a diretora da UPA, Katsuscia Almeida.

Prontuário eletrônico

Há um ano a UPA trabalha com o prontuário eletrônico, que permite acompanhar todo o histórico do paciente online. Através desse moderno sistema, é possível saber quantas vezes o paciente passou pela UPA, quais as queixas e que remédios foram receitados. O prontuário eletrônico reduz riscos de erro no processo, otimiza o uso de medicamentos, organiza os serviços e agiliza o atendimento.

Serviço:
Entrega da reforma da UPA Valinhos