Prefeitura está recuperando vias de terra com resíduos de tijolo

Trabalhos estão sendo finalizados nesta segunda-feira (29) na Alameda Carlos Vieira Braga, no bairro Chácaras Alpinas

A Prefeitura de Valinhos está realizando um trabalho de recuperação de ruas de terra com a utilização de resíduos de tijolo, doados por uma olaria desativada da cidade. Os trabalhos estão sendo finalizados nesta segunda-feira (29) na Alameda Carlos de Carvalho Vieira Braga, no bairro Chácaras Alpinas, e continuam sendo realizados a partir desta terça (30) na Rua Angeli.

Segundo o supervisor de área da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Napoleão Tomaz de Aquino, foram doados ao menos 50 caminhões de resíduos de tijolo, que serão utilizados para recuperar pontos críticos das vias de terra em toda a cidade.

“Vamos realizar os trabalhos em todas as regiões, em bairros como Macuco, Vale Verde e São Bento”, comentou o supervisor. Segundo ele, os resíduos de tijolo são aplicados com água em trechos críticos da rua e compactados com máquinas, resultando em um material resistente e de boa durabilidade.

A recuperação teve início na semana passada, quando a Secretaria de Obras e Serviços Públicos recebeu a doação dos resíduos de tijolo. Todo o material doado está depositado na antiga usina de asfalto. “É um material muito bom para ruas de terra porque compacta o solo, evita lama no caso de chuva e poeira em dias secos. Tem uma boa durabilidade”, comentou Aquino.

Segundo o supervisor, o tijolo está sendo usado em pontos onde há erosão ou desgaste frequente, áreas em que surgimento de buracos e valetas são comuns.

“O material deve resistir inclusive às chuvas. Fica como um espelho no solo, bem compacto. Estamos realizando o trabalho nesta época de estiagem para garantir melhores resultados, embora tenha chovido forte na semana passada, o que nos atrapalhou um pouco”, disse Aquino.

A doação foi feita pela olaria à Secretaria de Obras e Serviços Públicos sem custo do material. A Prefeitura retirou o resíduo de tijolo e está utilizando mão de obra da Secretaria para realizar a compactação do solo.