Prefeitura finaliza manutenção de 59 pontos de iluminação pública

Foram trocadas lâmpadas que estavam queimadas, fiação e outros itens do sistema elétrico

A Prefeitura de Valinhos finalizou a manutenção de 59 pontos de iluminação pública em praças e ruas da cidade. Foram trocadas lâmpadas que estavam queimadas, fiação e outros itens do sistema elétrico. A requalificação de todo o sistema de i,lumnação pública de Valinhos reforça a segurança de pedestres e motoristas em todo o Município, garantindo maior tranquilidade e inibindo atos criminosos.
 
Desde que a assumiu a manutenção, expansão e modernização do parque de iluminação pública, no início do ano, a empresa Citeluz Serviços e Iluminações Urbanas S.A já realizou 611 intervenções em Valinhos, entre elas 62 solicitações feitas pelos moradores na Central de Atendimento e 549 ocorrências registradas em rondas e patrulhamentos diários feitos pelos profissionais da empresa. As intervenções incluem troca de lâmpadas, de equipamentos e instalação de rede elétrica.
 
“A manutenção inclui recuperar pontos que pontos que estavam apagados e foram acesos novamente, com troca de lâmpada, de relê de fotocélula e fiação, por exemplo”, explicou o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Valinhos, José Benedito Pelatieri. 
 
Segundo Pelatieri, são muitos os atendimentos porque não havia manutenção adequada há vários anos. "Agora essa manutenção foi retomada. As equipes continuam em rondas constantes, além da fiscalização diária realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A tendência é que as ocorrências registradas sejam menores nos próximos meses, já que a força-tarefa vai continuar”, afirmou.
 
O diretor defende a importância das manutenções constantes da iluminação pública no Município. “Com a troca ou substituição de lâmpadas, os moradores podem circular à noite com muito mais tranquilidade. A iluminação é, de fato, um componente facilitador do trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal e polícias Militar e Civil, além de ser um redutor da criminalidade”, disse.

Novas instalações

Na semana passada, a Prefeitura finalizou a instalação de novos pontos de iluminação pública em seis ruas de Valinhos. A empresa Citeluz Serviços e Iluminações Urbanas S.A. concluiu os trabalhos no bairro Country Club. As obras foram iniciadas em janeiro e incluíram Vale Verde, Vila Itália, Macuco, Lenheiro, Parque Terranova e Country Club. Ao todo, 23 novos pontos receberam iluminação.
 
Troca de lâmpadas

A Prefeitura de Valinhos iniciou nas semana passada a substituição de cerca de 400 conjuntos de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. A troca dos equipamentos é uma ação de modernização de todo o sistema, vai garantir mais segurança e maior economia no consumo de energia elétrica. 

O serviço de troca dos 400 conjuntos deve ser concluído até o final de maio. A programação inclui os bairros Vila Nova Era, Vila Embaré, Vila São Joaquim, Jardim Paiquerê e Chácara São Bento. A iluminação de vapor será substituída por LED, mais econômica. 

Qualidade 

A manutenção da rede de Iluminação Pública de Valinhos era feita pela CPFL Paulista por força de liminar judicial. A administação do prefeito Orestes Previtale municipalizou o serviço, conforme determinou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir de 2015. Com a municipalização, necessária para evitar que Valinhos ficasse sem atendimento, a qualidade dos serviços melhorou notavelmente. 
 
O telefone da Citeluz para solicitações é 0800 727 7173. No caso de instalação de postes, a solicitação deve ser feita na Seção de Protocolo da Prefeitura para ser encaminhada à CPFL. 

 
Locais de manutenção de pontos de iluminação

- Rua Vanessa Cristina Anselmi - Chácara São Bento
- Praça da Rua Ignacio Spadaccia - Vila Santo Antônio
- Praça Antonio Gimenes Martins - Shangrilá
- Rua Dr. Alfredo Zacarias - Vila Pagano
- Rodovia Municipal dos Andradas - Vila Pagano
- Praça da Rua Campinas - Vila Pagano
- Rua Santa Bárbara d'Oeste - Jardim Imperial
- Praça da Rua Vico Levrero - Jardim dos Manacás
- Praça da Rua Americana - Jardim Imperial
- Praça Aurélio Olivo - Jardim São José
- Praça da Bíblia - Jardim Boa Esperança
- Praça São Marcos - Jardim São Marcos
- Rua Imperatriz Maria Leopoldina - Jardim São José
- Rua Pedro Alves Pego - Chácara São Bento
- Rua Alberto de Melo Figueiredo - Jardim dos Manacás
- Praça da Paz - Jardim Pinheiros
- Rua Joaquim da Silva Moreira - Jardim Pinheiros
- Praça São Cristovão - Vila São Sebastião
- Rua Tereza Von Zuben Angarten - Jardim Boa Esperança
- Praça Brasil 500 Anos - Jardim Primavera
- Praça da Rua Paiquerê - Parque Residencial Colina do Sul
- Praça Monteiro Lobato - Vila São Sebastião
- Praça da Rua Mário Olivo - Jardim do Lago
- Praça Antônio Martins - Jardim Vila Rosa
- Viaduto Governador Laudo Natel - Parque Nova Suíça
- Praça Subprefeito F. Matiazo - Jardim Boa Esperança
 

15/04/2019