Prefeitura inaugura prédio para cuidar do Bem-Estar Animal

Órgão é responsável por políticas públicas voltadas a saúde, proteção e defesa dos animais domésticos

A Prefeitura de Valinhos inaugurou na manhã desta sexta-feira (24) o novo prédio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, ligado ao Gabinete do Prefeito, dentro do pacote de obras e projetos no mês de aniversário da cidade. O imóvel vai abrigar exclusivamente a Coordenadoria, para o desenvolvimento de políticas de proteção e bem-estar aos animais de Valinhos.

O prédio abrigava o Centro de Controle de Zoonoses, agora transferido para o Jardim Santa Rosa, na Rua Luiz Bissoto Filho, 555. Após a saída da Zoonoses, o imóvel foi adaptado e reformado, inclusive o canil, especificamente para a Coordenadoria ampliar ações como atendimento clínico de animais e castrações. As manutenções realizadas incluem instalação de portas e alambrados do espaço que serve para acomodação dos animais.

O prefeito Orestes Previtale destacou que a questão da causa animal é de grande importância ao Município. “Não é só uma questão humanitária, mas de saúde pública. Queremos implementar o SAMU Animal, com uma estrutura de qualidade para oferecermos um atendimento rápido e otimizado. Durante este mês de aniversário da cidade, os moradores estão ganhando diversos presentes”, disse o prefeito.

“Vamos flexibilizar os atendimentos clínicos e as castrações que fazemos aqui. Muito feliz com essa conquista que conseguimos concretizar”, afirmou o coordenador do Bem-Estar Animal, Mauro Pereira da Silva Neto.

A vice-prefeita, Laís Helena também elogiou a importante ação da Administração. “No Brasil há centenas de milhares de mil cães abandonados e esse espaço, que foi ampliado e agora é de uso exclusivo da Coordenadoria, vai fornecer mais controle referente à identificação, castração, colocação de chip, conscientização e doação dos animais”, disse Laís.

Também estiveram presentes na inauguração os secretários Gerson Luis Segato, Carlos Roberto Prestes, Osvaldo Molon Filho, José Luiz Garavello Junior, Rodrigo Fagnani, o Popó, Paulo Sabioni, o Piriquito, além do presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev), Pedro Ignácio Medeiros e os vereadores José Aparecido Aguiar e César Rocha.

Bem-Estar Animal

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal é responsável por coordenar a implantar políticas públicas voltadas a saúde, proteção, defesa e ao bem-estar dos animais domésticos.

Entre as competências da coordenadoria está formular políticas para aplicação dos direitos dos animais, estimular, apoiar e desenvolver estudos e diagnósticos, traçar diretrizes, elaborar e divulgar materiais sobre direitos e garantias e demais textos educativos, estabelecer programas de formação continuada para servidores, propor convênios, determinar resgate de animais, promover campanhas de castração, fiscalizar comércio clandestino e denúncia de maus-tratos.

O Bem-Estar Animal faz o resgate de animais de rua em risco de vida, como os que são atropelados e sofreram maus-tratos, que, após a recuperação, são castrados, identificados, vacinados, vermifugados e encaminhados para a adoção. Para adotar, é necessário apresentar um documento de identidade, preencher e assinar a ficha. Os animais adotados são acompanhados pela Coordenaria a cada três meses até a completa adaptação ao novo lar.

Veja vídeo:

24/05/2019