Prefeitura inicia obras de recape na Rua Paiquerê na segunda

A próxima via que receberá as melhorias do Programa de Recapeamento da Prefeitura de Valinhos será a Rua Paiquerê, no Jardim Paiquerê. Toda a extensão da rua, de cerca de 1.000 metros, será recapeada. O início das obras está previsto para segunda-feira, 1º de junho. Nesse processo, todo o asfalto velho é retirado e a via recebe uma capa asfáltica nova.

Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, os trabalhos serão executados por trechos, sem a necessidade de interdição total da via. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana farão o monitoramento do tráfego nos trechos interrompidos e orientarão os motoristas que devem procurar rotas alternativas, como a Rodovia Visconde de Porto Seguro e a Rua Carlos Penteado Stevenson, para acesso a região do Joapiranga e Shopping Valinhos. A recomendação é que os motoristas evitem utilizar a Rua Paiquerê durante o período de obras, quando não for necessário o acesso local.

Ao todo serão recapeados cerca de 9.200 m². Inicialmente, haverá um serviço de recomposição do pavimento nos trechos mais danificados para posterior fresagem, com a retirada da malha asfáltica velha, e colocação da nova capa asfáltica. O primeiro trecho a ser executado na Rua Paiquerê fica na altura da Rua Martinho Leardine, nas proximidades do Condomínio Oruan.

Em outra frente de trabalho do Programa de Recapeamento, seguem as obras na Rua Francisco Glicério, iniciadas no último dia 20. A via liga a região central da cidade à região do Shopping Valinhos, no bairro Santo Antônio. Os trechos mais danificados também estão sendo recompostos para a posterior recuperação total da via. Na sequência, receberão as mesmas melhorias a Rua Vital Brasil e trecho da Avenida Onze de Agosto. Ao todo, este lote de obras soma 2.114,77 metros linerares ou 18.277,69 m² de recapeamento.

Sobre o programa
O Programa de Recapeamento é coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e vai recapear 48,5 mil metros quadrados de vias públicas. A ação foi iniciada na primeira quinzena de maio, no Jardim Pinheiros, com a recuperação total do 1,1 quilômetro das duas pistas da Avenida João Antunes dos Santos, principal corredor comercial do bairro. As obras incluiu reparo e troca de guias e sarjetas, troca de caixas no leito carroçável para deixar o trecho pronto para a realização da fresa, a retirada de todo o asfalto velho e aplicação da nova capa asfáltica.

A Rua José Guiraldello, no Jardim Pinheiros, também teve toda sua extensão de 750 metros recuperados no último dia 19. Com asfalto degradado, a rua era uma das mais comprometidas do bairro.
O Programa de Recapeamento foi dividido em dois lotes que serão executados pelas empresas DNP Terraplanagem & Pavimentadora e Converd Ambiental, vencedoras da licitação para a realização dos serviços. O valor total dos dois contratos é de R$ 4,5 milhões.

Vias a serem recapeadas
Ruas Paiquerê e Rua Luiz Carlos Brunello (Avenida das Indústrias – Country Club) – 14.471,64 metros quadrados
Rua João Antunes dos Santos, Rua José Guiraldello, Rua Francisco Glicério e Rua Vital Brasil, 33.445,63 metros quadrados
Rua João Bissoto Filho, Rua Manoel Ramos e trecho da Rua Sebastião Barbarini – 671,35 metros quadrados