Prefeitura inspeciona 3 viadutos para minimizar risco de acidentes

A Prefeitura de Valinhos vistoriou nesta semana os três viadutos municipais da cidade para avaliar suas condições estruturais. O objetivo é detectar problemas que poderiam levar a acidentes semelhantes ao que ocorreu com uma estrutura em São Paulo, na Marginal do Rio Pinheiros, duas semanas atrás.

A ação é uma medida conjunta entre as secretarias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos, e atende a um pedido pessoal do prefeito Orestes Previtale.

Segundo o engenheiro Warner Ferrari, que acompanhou a inspeção pela Secretaria de Planejamento, as três estruturas, apesar de antigas, estão sólidas e não apresentam nenhum risco de desabamento ou qualquer tipo de acidente.

A iniciativa de promover as inspeções partiu do próprio prefeito Orestes após o ocorrido parte de uma das pistas na Marginal Pinheiros, o que comprometeu todo o sistema viário da capital. “Temos que reforçar nossas atenções em relação aos nossos viadutos, que possuem mais de 40 anos de uso. Por isso, pedi aos secretários diretamente envolvidos que conjuntamente realizassem as inspeções”, disse o prefeito.

Foram inspecionados os viadutos:

-Fausto Ferreira dos Santos Filho, na Rodovia Francisco Von Zuben, saída para Campinas;

-Abilio Franceschini, na Avenida Onze de Agosto, próximo à Santa Casa

-Viaduto Laudo Natel, na regiçao central.

“É de fundamental importância que esses viadutos estejam em perfeitas condições de uso, qualquer problema estrutural neles comprometeria todo o sistema viário da cidade”, disse Mauro Haddad Andrino, secretário de Mobilidade Urbana.

Já foram vistoriadas duas pontes na Capuava, sobre o Ribeirão Pinheiros, em 2017. “Nossas pontes e viadutos apresentam bom estado de conservação, há alguns pequenos detalhes que precisam ser tratados, mas nada que traga risco”, disse o engenheiro Warner.

(29/11/2018)