Prefeitura instala Ecoponto móvel no bairro Santa Gertrudes

Local receberá Ecoponto Municipal nos próximos meses

 

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está instalando nesta quinta-feira (18) um Ecoponto móvel no bairro Santa Gertrudes, próximo a região do São Marcos. A instalação provisória é uma ferramenta interativa de educação ambiental, para que a população saiba como funciona um ecoponto e quais materiais poderão ser descartados no local. Nos próximos meses, a mesma região receberá o segundo Ecoponto Municipal, que será mais uma opção para os munícipes fazerem o descarte correto de entulhos, materiais volumosos, vegetação, entre outros.

A prefeita, Capitã Lucimara, ressalta a importância das instalações para o município. “O Ecoponto móvel tem como principal função a conscientização da população sobre o descarte correto de materiais e a importância da separação efetiva dos resíduos. Já o novo Ecoponto, que será inaugurado ainda neste semestre, atenderá a demanda não só dos munícipes dessa região, mas também de toda a cidade, tornando-se mais uma opção simples e prática para que o descarte correto seja efetuado”, destaca a prefeita.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen, explica que a Secretaria realizou um estudo prévio detalhado para viabilizar a implantação do Ecoponto definitivo no local. “Durante o estudo, verificamos todos os fatores necessários para que o Ecoponto possa proporcionar funcionalidade e praticidade para a população, atendendo às suas necessidades da melhor forma possível”, afirma o Secretário.

O Ecoponto móvel será uma oportunidade para que a população possa conhecer melhor o funcionamento do local e os materiais que são recebidos por ele, bem como a importância da realização do descarte correto e da destinação certa dos materiais ali depositados. Com a instalação do Ecoponto definitivo, a população poderá efetivamente descartar os materiais no local.

Algumas características de inovação e educação ambiental deste Ecoponto móvel:

  • Painel cromático – demonstra os resíduos encaminhados ao aterro sanitário.
  • Toten digital – No jogo da separação, o participante aprende quais são os materiais recicláveis e quais são rejeitos.
  • Carregador de celular – os visitantes podem carregar os seus aparelhos enquanto aprendem.
  • Gerador manual de energia - mostra, na prática, a energia necessária para o funcionamento de determinados aparelhos eletroeletrônicos e reforça a dificuldade de geração de eletricidade, além da reflexão sobre a necessidade de procurar meios alternativos/tecnologias de tratamento dos resíduos (exemplo: biodigestor).
  • Há prateleiras para estimular o reaproveitamento - A população pode levar algo que queira doar - a exemplo de livros e sacolas retornáveis - ou deixar para doação. Uma forma de ampliar a vida útil dos materiais.
  • Recicláveis - O Ecoponto ainda recebe pequenos materiais recicláveis (papel, plástico e metal) através de uma cesta de arremesso, como num jogo de basquete

 

18/02/2021