Prefeitura participa de simulado de emergência no shopping

Treinamento contou com guardas municipais, PMs, Defesa Civil, Bombeiros e ambulância

A Prefeitura de Valinhos participou, na manhã desta quinta-feira (27), de uma atividade de simulação de abandono no Shopping Valinhos, com as Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Urgência da Secretaria de Saúde e Guarda Civil Municipal (GCM). O treinamento, com a equipe de brigadistas e trabalhadores do shopping, busca garantir a segurança de lojistas e clientes em situação de emergência.

Funcionários, bombeiros e a equipe de segurança e manutenção do Shopping Valinhos fizeram uma reunião sobre o plano de evacuação. O alarme foi acionado às 10h10, no horário de funcionamento. O grupo de lojistas treinados para a ação fez a retirada dos clientes no menor tempo possível. Escadas rolantes e elevadores foram desligados e as pessoas utilizaram as saídas de emergência.

O exercício durou cerca de trinta minutos. Três pessoas simularam ferimentos e permanecem dentro da sala de cinema até a equipe do Corpo de Bombeiros realizar o resgate. Ambulâncias do Serviço de Urgência se posicionaram para o atendimento de possíveis vítimas.

Os pontos de encontro foram em frente às entradas do shopping, nas ruas Paiquerê e Luís Spiandorelli Neto. “Nesse simulado pudemos testar os equipamentos, observar a preparação das equipes e o tempo resposta das viaturas. De forma geral, foi proveitoso. O prédio foi evacuado com sucesso”, afirmou o supervisor de segurança do shopping, Joelson Gomes dos Santos.

Cada participane da simulação exerceu sua função. A equipe de brigadista do shopping fez o primeiro atendimento, enquanto os lojistas foram responsáveis pelas orientações aos clientes. Os Bombeiros avaliaram o estado de saúde das vítimas e fizeram o socorro. A Defesa Civil se ocupou de avaliar a estrutura do prédio. Policiais militares e guardas municipais ficaram do lado de fora da unidade e orientaram o trânsito. Ambulâncias se posicionaram para atender vítimas. 

Ao final todas as equipes se reuniram para analisar o exercício e apontar melhorias. O gestor de operações do shopping, Jeverson Mafra, destacou a importância desse tipo de ação. “O simulado é para que erros possam ser corrigidos, caso uma situação real aconteça”, disse. Segundo ele, o shopping recebe cerca de 210 mil clientes mensais e a intenção é realizar essa simulação anualmente.

O superintendente da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Israel Andreoli, parabenizou a atuação da corporação. “O objetivo foi atingido. É através dos erros que conseguimos melhorar as ações. Os órgãos de Segurança Pública agiram rápido”, disse.

“Quero deixar meus parabéns e minha motivação para que esse treinamento sempre aconteça. Os brigadistas e funcionários responsáveis em executar a evacuação foram essenciais e de extrema importância para facilitar o atendimento”, afirmou o diretor da Defesa Civil, Eduardo Mathias.

 

27/12/2018