Prefeitura promove mutirão de exames ginecológicos no sábado

Atendimento faz parte da programação da Semana da Mulher no município

A Prefeitura de Valinhos promove, no sábado (16), o segundo dia de mutirão para realização de exames ginecológicos, dentro da programação da Semana da Mulher no Município. No primeiro dia de mutirão, sábado passado (9), foram realizados 17 mamografias e 13 exames de papanicolau. 

A ação, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é da Secretaria da Saúde de Valinhos para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, tipos de câncer que mais acometem as mulheres no mundo. 
 
A coleta para exame do papanicolau e realização de mamografia será das 8h às 12h, no Centro de Atenção à Mulher (CAM), dentro do prédio do Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), na Avenida dos Esportes, 335, Centro. 
 
“As mulheres precisam estar atentas à sua saúde e, através dessa ação, queremos fazer a prevenção dessas doenças. Programamos os exames para os sábados principalmente para as mulheres que não têm tempo durante a semana”, disse a diretora de divisão de educação em saúde, Rosa Massae Sasaki Silva. 
 
A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos e, para realização do exame, é recomendado que a mulher não passe creme, talco ou desodorante nas mamas e axilas. O papanicolau é recomendado para mulheres a partir de 25 anos de idade. 

Para a realização dos exames no CAM, no sábado, as mulheres devem levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um documento de identidade com foto. O atendimento vai acontecer em ordem de chegada. Rosa orienta as mulheres a comparecer regularmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próxima para a realização dos exames.
 
Serviço:
Exame de Papanicolau e Mamografia
Dia 16/3, das 8h às 12h
CAM - Centro de Atenção à Mulher 
Endereço: Av. dos Esportes, 335 - Vila Bissoto

 

12/03/2019