Prefeitura promove palestra sobre leishmaniose visceral

Evento gratuito será realizado às 19h, no Centro de Estudos e Treinamento em Saúde (CETS)

A Prefeitura de Valinhos promove nesta quarta-feira (11) uma palestra sobre a leishmaniose visceral, para apresentar a situação epidemiológica no Estado de São Paulo e no Município, ações de vigilância, de controle da doença e fluxos para notificação. O evento é gratuito e será realizado às 19h, no Centro de Estudos e Treinamento em Saúde (CETS), voltado aos médicos veterinários da cidade.

Segundo a Secretaria da Saúde, o objetivo é atualizar os profissionais sobre a situação epidemiológica da leishmaniose em Valinhos e orientar veterinários do município sobre a forma correta de notificação da doença. As palestras serão ministradas pelos veterinários da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Anabel Jaqueline Silva e Ricardo Conde Rodrigues.

“A leishmaniose visceral é causada por protozoários parasitas e transmitida pela picada de alguns tipos de insetos”, disse a diretora de Vigilância em Zoonoses, Marli Silva. Segundo a diretora, os sintomas são febre de longa duração, aumento de volume do baço e do fígado, perda de peso, fraqueza, anemia e número reduzido de hemácias. Em Valinhos, nunca houve registro de caso autóctone de leishmaniose visceral humana.

Contágio
O tratamento é de extrema importância e, se não tratada, a doença leva a óbito até 90% dos casos, segundo o Ministério da Saúde. A zoonose é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, entre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

Serviço:
Palestra gratuita sobre a situação epidemiológica da leishmaniose visceral no Estado de São Paulo
Quando: quarta-feira (11 de setembro)
Onde: Centro de Estudos e Treinamento em Saúde (CETS), na Rua Bahia, 40 - Vila Santana
Para quem: voltado aos médicos veterinários da cidade

10/09/2019