Prefeitura recebe máscaras da Associação Paulista de Medicina

Equipamento de proteção individual oferece maior segurança aos profissionais da saúde nos atendimentos

A Prefeitura de Valinhos recebeu nesta quinta-feira (9) a doação de 133 máscaras com visores oferecidas pela Associação Paulista de Medicina (APM), regional de Valinhos, presidida pelo cirurgião Admar Concon Filho. As máscaras serão destinadas aos profissionais da Secretaria de Saúde para atendimento de emergências e dos pacientes com suspeita de coronavírus.

O material será distribuído para funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades (CEVs) e Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico.

A entrega das unidades para o prefeito Orestes Previtale Júnior foi feita pelo tesoureiro da regional Valinhos da APM,  Daniel Buttignol, que também é médico da Rede Municipal de Saúde na área de ginecologia e obstetrícia. Ele contou que as máscaras foram adquiridas pela Associação em uma campanha de arrecadação de dinheiro realizada pela entidade junto à sociedade civil e empresas.

O prefeito agradeceu a doação. “Uma mobilização como esta, vinda da sociedade civil com a iniciativa da classe médica, é uma ajuda de extrema importância para o município. Todas esstas máscaras serão muito bem empregadas pela Secretaria da Saúde”, disse o prefeito.

“As unidades das máscaras do tipo protetora facial Shield são antirrespingos, que ajudam a prevenir a transmissão de doenças contagiosas como gripe e o novo coronavírus. No total, foram adquiridas 400 unidades divididas igualmente para doação entre a Secretaria da Saúde, Hospital Galileo e Santa Casa de Valinhos”, destacou Buttignol.

A secretária da Saúde, Carina Missaglia, também elogiou a iniciativa. “Este tipo de máscara, que é um equipamento de proteção individual importante, faz parte do protocolo de atendimento no enfrentamento ao coronavírus. Fizemos o pedido para a compra desta máscara específica, mas o produto está em falta no mercado. Essas 133 unidades serão muito úteis e chegam em boa hora”, disse.

09/04/2020