Prefeitura remove 23 toneladas de entulhos em rua do Ortizes

Material foi descartado irregularmente pelos moradores da cidade

A Prefeitura de Valinhos removeu cerca de 23 toneladas de entulho em uma força-tarefa na para limpeza da Avenida Rosa Belmiro Ramos, no bairro Ortizes. O material foi encaminhado para um aterro sanitário em Paulínia.

A ação teve início na segunda-feira (4), coordenada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Durante os trabalhos, que terminaram na tarde desta quinta-feira (7), foram utilizados seis caminhões da empresa Corpus para recolher todo o material, entre lixo, entulho e restos de construção civil.

A Prefeitura limpou dois pontos irregulares que estão sendo usados para descarte de lixo na extensão da via. Descartar lixo em áreas públicas ou privadas é irregular. Moradores denunciados podem ser multados pela infração. A Prefeitura pede a colaboração de todos, inclusive para denunciar infratores.

Placas

A Prefeitura iniciou no ano passado a instalação de placas para conscientizar moradores a não jogar lixo e entulhos em locais inadequados, inclusive em vias públicas. Na placa, há o telefone para denúncia de flagrantes (156), o número da lei e o valor da multa para quem for identificado jogando lixo em ruas ou praças da cidade, de cerca de R$ 3,3 mil.

Ecoponto

O primeiro Ecoponto de Valinhos será instalado entre o fim de março e o começo de abril na antiga usina de asfalto da Prefeitura de Valinhos, no bairro dos Ortizes. O Ecoponto será administrado pelo Consórcio Valinhos Ambiental, que cuida do manejo de resíduos na cidade. A medida foi adotada pela atual Administração para ampliar as ações responsáveis com o descarte de resíduos sólidos. Todo o material descartado terá destino ambientalmente correto.

07/03/2019