Prefeitura remove brinquedos de madeira deteriorados do CLT

Medida foi adotada para garantir segurança dos frequentadores do parque, que está sendo revitalizado

A Prefeitura de Valinhos retirou os brinquedos de madeira do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva para garantir segurança aos moradores. Os aparelhos estavam infestados de cupim e parte deles estava deteriorada. A Administração Municipal vai fazer a substituição dos brinquedos de madeira por ferro, por ser material mais resistente e durável. 

O outro playground do parque, em frente à entrada principal, vai passar por uma ampla reforma e manutenção. As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão recuperando os brinquedos de ferro, o que inclui a parte de solda, verniz, troca de parafusos, além da pintura de todos os aparelhos.
 
“A conservação dos equipamentos depende de todos, por isso pedimos a colaboração dos frequentadores do parque para que cuide e use com responsabilidade. Atos de vandalismo devem ser denunciados para a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153”, disse o diretor de Administração, Vlademir Antonio Veche.

O CLT está passando por um projeto de revitalização desde 2018. Uma série de intervenções ainda será realizada no local e no Parque dos Lagos, inaugurado em junho deste ano. As ações incluem reforma dos banheiros, reforço da iluminação pública, recuperação dos aparelhos de academia ao ar livre, poda de árvores e compactação do solo na extensão da pista de caminhada.
 
Parque dos Lagos
 
O Parque dos Lagos, com uma área de cerca de 65 mil metros quadrados, foi revitalizado em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) e recebeu novos equipamentos de lazer. O cenário contempla três lagos rodeados de árvores, uma pista de caminhada foi implementada e a pista externa passou a ter extensão de 2.700 metros, sendo que, ao final da Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, um portão permite o acesso ao Parque dos Lagos e o acesso à portaria principal. Juntos, o CLT e o Parque dos Lagos compõem uma das maiores áreas de lazer de Valinhos. 
 
Revitalização
 
Dentro do projeto de revitalização do CLT, iniciado em 2018, já foram realizadas a troca dos quiosques, o desassoreamento da lagoa e a ampliação da rua entre os dois parques, facilitando a rotina dos motoristas e pedestres que circulam diariamente pela região. Em todos os quiosques foram realizadas manutenção do madeiramento, troca da cobertura de sapé, substituição das pias, torneiras e sifões, reforma das churrasqueiras e nova pintura.

A obra de desassoreamento da lagoa ampliou em quase 50% a capacidade de armazenamento de água, aumentando a capacidade de abastecimento da cidade em 20%. As máquinas removeram aproximadamente 27 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo da lagoa, cerca de 800 caminhões carregados de lodo. 

O CLT é a principal área pública de lazer em Valinhos. Recebe cerca de 400 pessoas por dia durante a semana. Nos finais de semana o número dobra.  

 

03/07/2019