Prefeitura retoma projeto Diálogos Valinhos nos bairros

Agenda prevê 11 encontros até o mês de dezembro em diferentes regiões

Uma nova agenda de encontros do projeto Diálogos Valinhos – Prefeitura nos Bairros foi criada para atender moradores de diferentes bairros e regiões da cidade, a pedido do prefeito, Orestes Previtale Júnior. A nova programação acontece em função do sucesso e da grande repercussão junto à comunidade da primeira etapa de reuniões. A nova rodada foi idealizada para que os debates e discussões possam alcançar bairros que ficaram de fora do cronograma anterior.

O primeiro encontro da segunda etapa já acontece na próxima terça-feira (8), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marli A. Borelli Bazetto, no Parque Portugal (confira toda a programação abaixo).

“É um importante canal de comunicação que criamos com a comunidade e, como alguns bairros acabaram não entrando na primeira etapa, reorganizamos a agenda para que pudéssemos também estar dialogando com esses moradores”, disse o prefeito.

Com o objetivo de ouvir a população e conversar sobre a cidade, seus principais desafios, problemas e ações necessárias para melhorar a qualidade de vida da população, o projeto Diálogos Valinhos – Prefeitura nos Bairros é coordenado pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria de Assistência Social, mas envolve a todas estrutura da Prefeitura, uma vez que a cada encontro parte da equipe acompanha o prefeito Orestes e problemas pontuais e de fácil solução são resolvidos de imediato.

Na primeira etapa do projeto, foram realizados 19 encontros com a participação direta de 450 moradores e, de acordo com a secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza,  foram apresentadas 243 reivindicações.

De acordo com Dulce, desse total, 45,26% das propostas, pedidos ou reivindicações foram assuntos corriqueiros que afetam a vida do cidadão no dia a dia, como pode de árvores, corte de mato, varrição de ruas. As solicitações de Trânsito e a Mobilidade Urbana representaram 21,81% do total, Segurança Pública contabilizou 12,34% e Saúde resultou em 7,40% dos pedidos dos moradores.

Questões envolvendo o meio ambiente foram responsáveis por 5,34% das reinvindicações, entre elas a implantação de mais Ecopontos na cidade, melhor fiscalização para punir com multa os cidadãos que jogam lixo em terrenos baldios e praças públicas e a fiscalização de cidadãos que promovem queimadas para limpar terrenos.

A Educação contabilizou 3,29% dos pedidos dos moradores. Já a área de Assistência Social somou 2,05% e a de Esporte, Cultura e Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), 2,46% do total dos pedidos.

Para o prefeito, os encontros nos bairros permitem diálogo franco e aberto com a população, a principal interessada em obter informações e melhorias em seu bairro. “Mais que isso, os encontros nos permitem mostrar para a população o que estamos fazendo em nossa cidade, na região dos bairros onde realizamos os debates. Sem intermediários e combatendo as falsas notícias que atrapalham e muito a relação entre a comunidade e o poder público”, disse.

Diálogos Valinhos –  Prefeitura nos Bairros

Os encontros acontecem sempre a partir das 18h30

08/10

Parque Portugal – EMEB Marli Ap. Borelli Bazetto - R. Abrantes, 585