Prefeitura revitaliza espaço para retomar programa Peixe & Cia

Programa oferece entretenimento e lazer para moradores idosos

A Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) estão reformando e revitalizando  o espaço ao lado do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, no Jardim Pinheiros, para retomar o projeto Peixe & Cia, voltado para moradores da terceira idade que estão cadastrados na Secretaria de Assistência Social. A previsão é de que a atividade volte a ocorrer até o fim de março, quando as obras já estarão concluídas.

Segundo o Daev, o local receberá melhorias, terá áreas cobertas para melhor abrigar os idosos, novos bancos e os banheiros serão reformados. Também será viabilizado o atendimento do idoso por um funcionário com colete salva-vidas e barco, garantindo mais segurança e conforto aos frequentadores. O projeto tem uma grande importância para a terceira idade por oferecer atividades recreativas, esportivas, lazer e qualidade de vida.

O programa precisou ser interrompido em 2017, de acordo com o Daev, para a construção da adutora da captação do Rio Atibaia, qua ampliou a capacidade de captação de água para abastecimento de Valinhos. As obras terminaram no fim do ano passado. O Pesca & Cia foi criado em 1996.  Cerca de 180 idosos estão inscritos no projeto e serão distribuídos em duas equipes.

Regras

Cada idoso pode pescar até o limite de cinco quilos. Após esse limite, os peixes precisam, obrigatoriamente, ser devolvidos à lagoa para que seja mantida uma população média que garanta a continuidade do projeto. O programa funcionará de terça-feira e quinta-feira, das 8h às 17h. Cada inscrito poderá participar um dia da semana.

Os interessados devem ter mais de 60 anos, serem moradores de Valinhos e assistirem às reuniões de acolhimento no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Quando a inscrição for realizada, o idoso recebe uma carteirinha de identificação individual, que deve ser carimbada a cada dois meses pelo CCI, comprovando a presença.

Inscrições: Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Endereço: Rua Campos Sales, nº 49 – Centro
Telefone: (19) 3869-2013