Professores participam da oficina de encerramento do PNAIC

As muitas maneiras de se promover a alfabetização em matemática. Essa foi a tônica da Oficina de Alfabetização em Matemática, ministrado pela professora Adriana Camargo, da Rede Municipal de Ensino de Valinhos, que marcou o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC. A oficina aconteceu na terça (27) e na quarta (28), no Salão da Associação dos Clubes de Mães, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”.

Segundo a Secretaria de Educação a oficina mobilizou 200 professores da Educação Infantil – Infantil e Infantil II. O objetivo das oficinas do PNAIC é proporcionar a formação continuada dos docentes, valorizando-os enquanto profissionais.

“Podemos dizer que tivemos um ano altamente positivo através dessas oficinas e, temos certeza de que os resultados terão reflexos altamente positivos na qualidade do ensino que ofertamos aos nossos alunos”, disse o professor Zeno Ruedell, Secretário de Educação.

Para ele, as oficinas do PNAIC proporcionaram excelentes ganhos para a Secretaria de Educação, mas o principal deles foi a descoberta do maior ativo da Secretaria, a excelente qualidade de formação dos professores que, aceitaram democratizar o conhecimento adquirido com seus pares. “Todo mundo ganhou com as oficinais realizadas ao longo deste ano, mas nós ganhamos muito mais com essa descoberta”, disse professor Zeno.

Para a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica Julio, a Oficina de Alfabetização em Matemática é um exemplo do potencial que existe entre os professores da rede municipal. “A professora Adriana aceitou o convite e mostrou aos seus pares de maneira didática, simples e direta, novas formas de se alfabetizar em matemática”, disse.