Programa de resistência às drogas e a violência forma mais 500 estudantes

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria da Educação, formará mais 500 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do próximo dia 24. As solenidades de formaturas serão realizadas nas próprias escolas com a participação de autoridades e familiares dos estudantes.
Durante este primeiro semestre esses alunos, na faixa etária de 10 a 11 anos, de cinco EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) e de dois SESIs participaram de uma aula semanal do PROERD com o soldado Ortiz. Para reforçar o aprendizado, os estudantes recebem cartilhas fornecidas pela Polícia Militar do Estado. “Nosso trabalho é preventivo. A orientação é para eles não usarem cigarro, álcool e outras drogas. Apresentamos as consequências das drogas para eles, a família e a sociedade”, explicou o soldado.
Há três anos à frente do PROERD, o soldado Ortiz afirmou que o programa vem sendo desenvolvido em Valinhos desde a década de 90, tendo atingido cerca de 15 mil alunos. “Percebemos que o programa dá resultados, pois em contato com os jovens temos a informação de que muitos resistiram às drogas por conta dos conhecimentos obtidos no PROERD e também pelo apoio da família”, ressaltou.
De acordo com o soldado,  no próximo semestre o programa terá continuidade em outras escolas da cidade.

Locais e datas de formatura
24/06 às 9h00 EMEB Professora Fany Moletta  Vale Verde
24/06 às 15h30 Sesi 234 bairro     Capuava